Dilma: Meu governo escolheu gastar com casa própria para quem precisa

Ao entregar a chave da casa própria para mais de 12 mil pessoas em Campina Grande (PB) nesta sexta-feira (4), a presidenta Dilma afirmou que este gesto representa a escolha feita pelo seu governo: usar uma parte dos impostos arrecadados para garantir que as pessoas tenham acesso a uma casa com dignidade.

Dilma entrega casas do Minha Casa Minha Vida em Campina Grande - Agência Brasil

"Eu quero dizer para vocês que um governo faz escolhas. Um governo escolhe, vou gastar nisso ou naquilo. E nós escolhemos gastar com casa própria das pessoas que mais precisavam, das famílias que mais precisavam", disse.

E acrescenta: “O meu governo tem um compromisso com aqueles que são os mais pobres. Não podemos perder aquilo que já conquistamos. O Minha Casa Minha Vida, não podemos perder, nós não podemos perder o Fies. Essa parte é compromisso do governo. O governo tem de zelar para que isso não ocorra”, enfatizou a presidenta, assegurando que fará o esforço necessário para continuar com programas sociais como o Minha Casa Minha Vida.

Sobre o atual momento econômico e político, Dilma reafirmou que, diferentemente do discurso dos pessimistas de plantão, o país sairá da crise econômica "muito mais rápido", porque "nós nos unimos e juntos somos capazes de superar este momento".

"Olhando para o dia 7 de setembro, nós temos de primeiro ter fé neste país, ter fé na nossa própria força. Não sai de ninguém, não sai de uma força externa, não sai de outro país a força para superar as dificuldades", afirmou.

Interesse do Brasil

Dilma defendeu que, na política, as pessoas devem colocar o interesse do Brasil acima de interesses partidários e convicções pessoais para o país superar o momento de dificuldade.

"Todo mundo, independente do interesse partidário, do interesse e da convicção de cada um de nós, nós temos de primeiro olhar o bem do Brasil, o bem deste país. É como na sua casa, na casa de cada um de vocês. Na dificuldade, se todo mundo ficar junto, supera mais rápido", disse Dilma.

Ela salientou como o volume de pessoas atendidas pelo programa habitacional impressiona. Segundo ela, somando as unidades habitacionais dos residenciais Acácio Figueiredo e Raimundo Suassuna, inaugurados nesta sexta, já são 12,4 mil famílias atendidas só na Paraíba. “Se a gente considerar que 75% dos municípios estão abaixo de 50 mil habitantes, é como se a gente estivesse inaugurando uma pequena cidade”, comparou. De acordo com a presidenta, outras 7,6 mil casas estão em construção no estado.

Quando o programa começou em 2009, o governo começou contratando 1 milhão de moradias, lembrou Dilma. “Depois fomos contratando mais, aprendendo mais, chegamos aí a 2,750 milhões. O Brasil está construindo hoje, nesse exato instante tem 1,5 milhão de moradias sendo construídas. E vamos indo, e vamos deixar contratados até o final do meu mandato mais 3 milhões de moradias. Vai ser muito difícil fazer as 3 milhões de moradias, mas nós vamos suar a camiseta para fazer essas três milhões de moradias contratadas.”