Mosfilm lança catálogo de clássicos inédito no Brasil

O estúdio Mosfilm, o maior da União Soviética, e agora da Rússia, lança um catálogo inédito em DVD no Brasil de clássicos produzidos nas décadas de 30, 40 e 80. Entre as obras estão O Fascismo de Todos os Dias, documentário produzido e lançado logo após a queda de Hitler.

Por Mariana Serafini

Volga Volga - Divulgação

Em 2014* a Cinemateca Brasileira produziu uma mostra, em parceria com o Mosfilm e com a União Municipal dos Estudantes Paulistas (Umes), e trouxe alguns títulos do estúdio russo que agora chegam ao país em DVD. As obras são recortes da sociedade soviética e levantam uma série de questões sobre o cotidiano e a política do país socialista.

Muito se “aprende” no cinema sobre grandes conflitos históricos e períodos importantes da história recente apenas com uma visão norte-americana dos fatos. O Mosfilm traz justamente um contraponto com produções tão bem feitas e atraentes quanto outros grandes estúdios.

O catálogo traz sete obras de renomados diretores soviéticos: Primavera (1947), Circus (1936), Volga-Volga (1938), Tratoristas (1939), O Fascismo de Todos os Dias (1965), A Mãe (1989) e Lênin em Outubro (1937). Até então inéditos em português, os filmes, todos legendados, podem ser adquiridos ou locados em lojas especializada, entre elas a 2001 Vídeo e a Travessa. Muitos deles são, até hoje, difíceis de encontrar na internet.

Sobre o Mosfilm

Fundado em 1924, o Mosfilm foi o maior e mais importante estúdio cinematográfico da União Soviética e permanece no mesmo patamar na Rússia. Em 90 anos foram produzidos mais de 2.500 filmes de diretores renomados e contribuíram para enriquecer a história da sétima arte no mundo.

A estátua usada pela Mosfilm está localizada na Avenida da Paz em Moscou. O nome da obra, adaptado para português seria O Operário e a Camponesa


Em entrevista ao portal da Umes, o diretor-geral e engenheiro-chefe do Mosfilm, Igor Bogdasarov, afirmou que o público brasileiro só tem a ganhar ao conhecer a obra soviética porque são filmes que trazem temas universais e compreensíveis em todas as culturas, devido às características multiétnicas de seu país. “Questões de amor e lealdade, firmeza e coragem, coisas pequenas da vida cotidiana e os grandes momentos de virada da história – tudo isso se expressava em nossos melhores filmes soviéticos e continua a se expressar nos filmes contemporâneos”, explica. 

Bogdasarvo explicou ainda que a empresa, criada pelo Estado, continua sendo estatal, mesmo após inúmeras mudanças e modernizações, mas age de forma independente, “realizando todo o trabalho e pagando todos os custos por sua própria conta”.

Catálogo

Primavera

Quinta comédia musical com direção de Grigori Aleksandrov e trilha composta por Isaak Dunaievsky, na qual Liubov Orlova contracena com Nikolai Cherkasov – o astro de Eisenstein em Alexandre Nevsky e Ivan, o Terrível.A sequência de abertura marca o ritmo febril da reconstrução do país no início do pós-guerra, período em que se situa o enredo do filme: uma sucessão de confusões que leva artistas e cientistas a superar preconceitos mútuos, aprendendo a conhecer melhor o papel de cada um na sociedade.

Circus

Enquanto a Grande Depressão arrasava a economia dos EUA, os planos quinquenais produziam um intenso desenvolvimento na União Soviética. É lá que acaba indo parar uma artista de circo americana ao fugir de uma multidão enfurecida com o fato dela ter dado à luz um bebê negro. Marion Dixon busca abrigo num trem, onde encontra o agente teatral alemão Franz von Kneishitz, que a recruta para um turnê circense através da URSS e procura mantê-la como escrava sob a ameaça de revelar seu segredo.

Volga – Volga

Acompanhados pelo burocrata Byalov, que pretende utilizá-los em proveito de sua ascensão, dois grupos rivais de artistas amadores – um erudito e outro popular – deixam a aldeia e vão a Moscou para participar de um concurso de talentos. A maior parte da ação se passa em um barco a vapor viajando no rio Volga. O nome do filme é retirado da canção popular russa Stenka Razin, que Aleksandrov cantava enquanto remava com Charlie Chaplin nas águas da baía de San Francisco. Chaplin brincando sugeriu as palavras para título de um filme e Aleksandrov aproveitou a dica. Conta a lenda que era o preferido de Stalin.

Tratoristas

Klim Iarko, piloto de tanque que estivera servindo no Extremo Oriente, volta da guerra para retomar suas funções como mecânico de tratrores. Apaixonado pela líder de uma famosa equipe feminina de tratoristas, que possui inúmeros fãs e pretendentes, vai à sua procura. Mecânico experiente, Klim se desdobra para dar mais eficiência ao trabalho dos tratoristas e conquistar o coração de Mariana. A canção-tema que acompanha os créditos desta comédia musical se tornou um marcante sucesso popular.

O Fascismo de Todos os Dias

Intercalando imagens do presente (1965) e material capturado do arquivo do Ministério de Propaganda do III Reich, da coleção pessoal de Hitler e fotografias apreendidas de soldados alemães da SS, Mikhail Romm, diretor e também narrador do filme, desenvolve uma aguda reflexão sobre a natureza do fascismo, enquanto reconstrói a trajetória de sua ascensão e queda. O Fascismo de Todos os Dias é de longe o mais profundo, criativo e impactante documentário realizado sobre o tema.

A Mãe

Retrato duro, vigoroso e pungente da Rússia pré-revolucionária, focado na transformação de Pelageya Nilovna, de camponesa submissa, escrava dos seus medos e da brutalidade doméstica, em mulher que se engaja na luta dos trabalhadores, ocupando progressivamente o lugar de seu filho Pavel, preso e encarcerado pela polícia política. Realizada por Gleb Panfilov, em 1989, esta é a quarta adaptação cinematográfica do romance homônimo de Maksim Gorki, As outras três são de Vsevolod Pudovkin (1926), Leonid Lukov (1941) e Mark Donskoy (1956). Ganhou o Prêmio Especial do Juri no Festival de Cannes.

Lênin em Outubro

Neste clássico de Mikhail Romm, estamos em 1917. A Frota do Báltico e unidades do Exército estão sublevadas contra o governo Kerenski, unindo as vozes às dos operários e camponeses que exigem paz: a saída da Rússia da guerra mundial. Lenin chega a Petrogrado num trem vindo da Finlândia e na reunião do Comitê Central, de 10 de outubro, derrota as resistências de Zinoviev, Kamenev e Trotsky para deflagrar a insurreição. Paralelamente, as forças contra revolucionárias organizam uma caçada para matar o líder dos bolcheviques. Os acontecimentos se precipitam em ritmo veloz até o momento final: sob as bandeiras de “Pão, Paz e Terra!” e “Todo Poder aos Sovietes!”, a Revolução de Outubro triunfa.