Obras beneficiarão 730 famílias de assentados no Paraná

Dez assentamentos do Paraná receberam as primeiras parcelas dos convênios celebrados entre o Incra e quatro prefeituras para obras de infraestrutura. No total, serão aplicados R$ 6,3 milhões, em benefício de 730 famílias assentadas.

Obras beneficiarão 730 famílias de assentados no Paraná

Os serviços a serem executados incluem implantação, recuperação e complementação de estradas vicinais, além de construção de pontes. Ao todo, 182 km de estradas e dez pontes vão ser construídos em áreas de reforma agrária de quatro municípios paranaenses. Neste primeiro repasse, o investimento do Incra é de R$ 643.223,00.

“A construção e recuperação de estradas nos assentamentos viabilizam o escoamento da produção dos assentados, contribuindo para a geração de renda das famílias e para o desenvolvimento econômico das áreas de reforma agrária”, analisa o superintendente regional do Incra no Paraná, Nilton Guedes.

No município de Congonhinhas, os assentamentos Ho Chi Minh e Rosa Luxemburgo serão atendidos com quatro quilômetros de estradas e 11,7 km de vias, respectivamente. Em Ortigueira, 4,3 km de estradas vão ser implantados e recuperados no assentamento Padre Josino, outros sete quilômetros no projeto Iraci Salete Strozake II e a mesma extensão no assentamento Índio Galdino.

Em Londrina, serão atendidos os assentamentos Eli Vive I e Eli Vive II, com 100 km de estradas. No município de Cândido de Abreu, a área de reforma agrária 19 de Junho receberá 11,9 km de vias e três pontes. O assentamento Ilha das Flores passará a contar com 16 km de estradas e três pontes, e o projeto Terra e Vida, com 20,1 km e quatro pontes.

As ações de implantação e recuperação de infraestrutura básica nos projetos de assentamento ocorreram por meio de convênios do Incra firmados com os municípios, e fazem parte do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e do Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR), na modalidade construção.