Brasil debate produção de energia eólica no país e na América Latina

A energia eólica é uma fonte de geração de energia elétrica que mais cresce no Brasil. Para os próximos anos são esperados a abertura de mais de 19 mil postos de trabalho no setor, mais de R$ 6 bilhões em investimentos, 2,7 milhões de casas abastecidas e 1,3 milhão de toneladas de redução de dióxido de carbônico (CO²), em virtude da utilização desta fonte de energia. Só em 2015, serão 113 novos parques eólicos em andamento com uma capacidade total de 2.7GW de potência.

Parque eólico de Mucuripe, no Ceará: o Nordeste concentra o maior polo de energia eólica do país

- Foto: Gentil Barreira/Exame

Os dados foram apresentados na abertura do Brazil Windpower, considerado a maior iniciativa mundial do segmento dedicado ao desenvolvimento de negócios e projetos de geração de energia eólica no Brasil e América Latina. O encontro que teve início nesta segunda-feira (1º/9) e reúne, na cidade do Rio de Janeiro, mais de dois mil participantes, entre empresas, especialistas do setor, investidores e expositores.

Pelos cálculos do setor, diante das perspectivas de longo prazo, o potencial de produção no Brasil é de atingir 400 GW, sendo a maior parte nas regiões Nordeste e Sul, mas há expectativas positivas também para os estados de São Paulo, de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica, existem atualmente 281 parques eólicos em 11 estados. Desde 2009, quando essa fonte passou a integrar a matriz elétrica brasileira, foram contratadas nos leilões de energia cerca de 13 GW de potência instalada.

Usinas dobram produção de energia elétrica no primeiro semestre de 2015

De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), as usinas eólicas brasileiras aumentaram em 114% a produção de energia no primeiro semestre de 2015, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. A geração média nos seis primeiros meses deste ano foi de 1.831 MW médios frente aos 856 MW médios alcançados no mesmo período do ano anterior.

Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, a capacidade instalada de usinas eólicas no país chegou a 6.183 MW ao final do primeiro semestre de 2015, quase o dobro em relação ao mesmo período do ano passado, quando a capacidade era de 3.106 MW.

Segurança energética

Na abertura do Brazil Windpower, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga (foto), disse que a energia eólica já contribui para a segurança energética brasileira. Segundo ele, a portaria publicada nesta terça (2) no Diário Oficial da União, define a revisão anual da garantia física dos parques eólicos e vai permitir a redução do preço dessa fonte de energia.

"A revisão de garantia física, que habilita esse gerador de energia elétrica a participar dos leilões, o que, muito provavelmente, aumentará ainda mais a possibilidade de disputa nos leilões, trará talvez uma redução ainda maior no preço de energia eólica", afirmou.

O governador do Rio Grande do Norte, Robson Faria, que também participou do encontro, afirmou que o estado é o maior produtor de energia eólica do país e conta com "o melhor vento do mundo" em constância e velocidade, o que favorece os resultados. Segundo ele, atualmente, o estado tem 2,5 GW de potência e capacidade de dobrar esse patamar até 2018. "Hoje temos 81 parques eólicos, 22 em construção e 77 já autorizados e em vias de ser construídos."

Outros estados brasileiros produtores de energia eólica são: Ceará (1.233 MW), Rio Grande do Sul (1.300 MW) e Bahia (959 MW).