Thiago Cassis: Quando o futebol é muito mais que um jogo

Em um momento de aumento da imigração e dos pedidos de asilo em países da União Europeia, algumas torcidas de futebol mandaram uma forte mensagem de apoio aos imigrantes nesse final de semana.

Por Thiago Cassis 

Torcida do Fortuna Dusseldorf com faixas pró-refugiados

Com as tentativas de desestabilização de governos não alinhados às políticas dos EUA, sobretudo a Síria, e também da própria União Europeia, a quantidade de pessoas tentando atravessar o mar em direção à Europa para fugir da pobreza e da violência causada por conflitos armados atinge um número muito maior dos que os últimos anos.

A travessia ocorre de formas absolutamente arriscadas em botes, pequenos barcos de madeira e até mesmo nadando. A Europa recebe de volta, através da imigração, o resultado de suas ações de pilhagens de matéria-prima e tráfico de pessoas que empreendeu ao redor do planeta por séculos.

Muitos governos dão respostas “pouco humanitárias”, para dizer o mínimo, para a questão da imigração. A Hungria, uma das principais portas de entrada de pessoas em busca de melhores condições chega a propor a construção de um muro em suas fronteiras.

Mas das arquibancadas dos estádios europeus, surge uma atitude humana e de apoio aos refugiados e imigrantes.

Se por um lado temos, e a imprensa mundial gosta muito de destacar isso, os gritos xenófobos e racistas que também estão presentes entre os os frequentadores de estádios europeus, o exemplo das faixas abaixo apresenta o outro tipo de torcedor. O detalhe é que as mensagens de apoio às pessoas que se veem obrigadas a abandonar sua terra natal e suas casas e tentar viver em outro continente, vêm em grande parte de torcidas organizadas.

Veja algumas das faixas e de que clube são os torcedores:

Torcida do Spielvereinigung Greuther Fürth (Alemanha)

Torcida do Borussia Dortmund. (Alemanha)

Torcida do Bayern de Munique. (Alemanha)


Torcida do Celtic. (Escócia)

Torcida do Werder Bremen. (Alemanha)

Torcida do Fortuna Dusseldorf. (Alemanha)