Parlamentares do PCdoB integram lista dos mais influentes do Congresso

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou nesta segunda-feira (31) a lista dos “Cabeças” do Congresso Nacional em 2015, que aponta os parlamentares mais influentes no exercício de seu mandato.

Na lista, formada por 100 parlamentares (senadores e deputados) mais destacados, estão seis da bancada do Partido Comunista do Brasil (PCdoB): a presidenta nacional e deputada Luciana Santos; a senadora Vanessa Grazziotin (AM); e os deputados Daniel Almeida (BA), Alice Portugal (BA), Orlando Silva (SP) e a líder da bancada, Jandira Feghali (RJ) – foto abaixo.

Entre os atributos para definir o protagonismo estão a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. “É o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”, define o Diap.

No caso da senadora Vanessa Grazziotin e dos deputados federais Orlando Silva e Jandira Feghali foi destacada a habilidade do debate na defesa das bandeiras que os elegeram.

A deputada Alice Portugal foi indicada a habilidade de negociação na garantia de votações que favoreçam as bandeiras dos direitos sociais e trabalhistas. Já os parlamentares Daniel Almeida e Luciana Santos foi apontada a habilidade de articulação, ponto fundamental diante do atual cenário político e perfil conservador do Congresso Nacional.

Para a deputada Alice Portugal, ter o seu nome mais uma vez na lista dos Cabeças do Congresso “é um estímulo”.

“É um reconhecimento da minha atuação parlamentar, em nome do PCdoB, em defesa de questões cruciais para o povo brasileiro”, disse Alice Portugal.

De acordo com o levantamento feito pelo Diap, entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 62 são deputados e 38 são senadores.

No Senado

“Fico muito feliz com o reconhecimento de nosso trabalho em defesa do Amazonas e do povo brasileiro, e também com o reconhecimento do trabalho da bancada do PCdoB, que trava uma luta sem tréguas pela democracia e o desenvolvimento", disse a senadora Vanessa Grazziotin (foto), que é a única representante do PCdoB no Senado, o que não diminui a força do partido já que ela é uma das 100 Cabeças de 2015.

Os partidos da base de sustentação do governo – PT, PMDB, PCdoB, PP, PR, PSD e Pros – reúnem 52% da elite do Congresso. Destes, o PT lidera com 24 nomes, seguido do PMDB, com 12. Logo depois vem o PCdoB, com seis, o PP, com cinco, o PR, com três, o PSD e o Pros com um parlamentar cada.

Nesta 22ª edição dos “Cabeças” do Congresso, treze parlamentares “em ascensão” no ano de 2014, isto é, entraram para o grupo dos mais influentes do parlamento brasileiro em 2015.