Lula lança acervo virtual que reconta a história das lutas populares

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lança nesta terça-feira (1º/9), o Memorial da Democracia, um museu virtual das lutas democráticas do povo brasileiro. A cerimônia será realizada no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, às 18 horas.

- Foto: Comissão Estadual da Verdade do Rio Grande do Sul

Segundo o Instituto Lula, o Memorial é um espaço dedicado às lutas na construção de um país mais justo, livre e soberano. Ele foi concebido por uma equipe de jornalistas, historiadores, artistas e pesquisadores com o objetivo de colocar à disposição de todos, conteúdos dinâmicos sobre a longa caminhada dos brasileiros desde a Colônia até o século 21 em busca de democracia com justiça social.

O Memorial da Democracia tem dois módulos: O primeiro (1964 a 1985) registra a corajosa resistência de tantos brasileiros contra a ditadura militar e o terror do Estado. Dá conta ainda da vigorosa retomada das lutas sociais, que levariam à derrocada do autoritarismo e à promulgação da Constituição Cidadã. Já o segundo módulo (1985 a 2002) mostra como a reconquista da democracia permitiu ao povo lutar com mais força por seus direitos, colocando a inclusão social na agenda do país.

Nos dois módulos lançados agora, a navegação pode ser feita através da linha do tempo e dos extras. A linha do tempo oferece cartões em ordem cronológica com informações sobre os principais fatos e eventos. Trata-se da forma básica de navegação. Ela é complementada pelos extras, que mergulham mais fundo em alguns temas que não se prendem a datas específicas, atravessando períodos mais longos. Ao todo, são cerca de 440 episódios e mais 19 extras.

O Memorial da Democracia poderá ser acessado, a partir de terça-feira (1º/9), através de computadores, tablets e celulares pelo endereço eletrônico: www.memorialdademocracia.com.br.

O Instituto avisa que já está trabalhando em mais três módulos, que englobam os períodos de 1930 a 1945, de 1945 a 1964 e também os dois mandatos de Lula, de 2003 a 2010.

A proposta multimídia do memorial disponibilizará textos, fotos, charges, cartazes, panfletos e documentos, clipagem da imprensa, exemplares virtuais de jornais, áudios com trechos de canções e discursos, segmentos de filmes e vídeos , entre outros.