A morte de jovens negros não pode ser apenas estatística

A família do ativista Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa), amanheceu muito triste no domingo (30). Malcon Jonas do Nascimento Lima, de 17 anos, filho do Preto Zezé foi assassinado a tiros no sábado (29), em Fortaleza, no Ceará. A Polícia Civil investiga o crime. A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula lamentaram a morte precoce do jovem e enviaram solidariedade ao pai.

Malcon Lima - Arquivo pessoal

O Mapa da Violência mostra que o Brasil registra, em média, 28 jovens entre 11 e 19 anos assassinados por dia. Segundo a CPI da violência 77% destes são negros e 93,3% pobres, moradores de periferias. Estes estudos não se tratam de números, e sim de vidas cheias de sonhos, como a de Malcon. A morte de jovens negros no Brasil não é só uma estatística, é a destruição sistêmica e seletiva do futuro do país. Lula disse que este crime reafirma, uma vez mais, a urgência de se enfrentar a violência contra a juventude negra.

O corpo de Malcon foi identificado na manhã deste domingo (30) em Fortaleza. A Polícia Civil do Ceará investiga o crime. Preto Zezé falou sobre a morte do filho em seu perfil no Facebook: “Hoje amanheci sem uma parte de mim! Amanheci sem você, Jonas. A conversa de ontem ainda ecoa na minha mente. Não me deixa dormir. Vai ser difícil seguir e te ver por tudo e por todos os lugares. Eu não tenho respostas, tampouco perguntas. É uma dor estranha, e olha que já suportei tantas dores, mas essa está difícil”.

Em nota oficial, a presidenta Dilma Rousseff também lamentou a morte do jovem. “É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do filho do meu querido amigo Preto Zezé, Malcon Jonas. Que Preto Zezé e toda sua família recebam minha solidariedade neste momento de profunda dor e sofrimento. Que o amor que vocês tinham por ele fortaleça seus corações para suportar e superar a falta que este jovem, com grande futuro pela frente, fará a todos. Meu forte abraço”, divulgou o Palácio do Planalto.

O ex-presidente Lula, por sua vez, utilizou a rede social para enviar uma mensagem de apoio à família. “Recebi com enorme tristeza a notícia do assassinato do jovem Malcon Jonas, de apenas 17 anos, filho do companheiro Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas. É mais uma vítima jovem e negra que nos deixa tão precocemente. Nossos jovens não podem morrer tão cedo e sim ter mais oportunidades para estudar e ter uma vida plena. Em especial se mostra cada mais urgente o enfrentamento da violência contra a juventude negra no Brasil. Neste momento de tristeza e saudade, me junto ao amigo Preto Zezé, a sua mãe Leila, e a toda família de Malcon”, afirmou.