Aldo Rebelo participou de evento em Maceió, na última sexta-feira

 

Aldo Alagoas
O 41º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos se realizou no Centro de Convenções de Maceió entre os dias 26 e 29 de agosto e contou com as presenças do ministro do Esporte, George Hilton, dos secretários de Estado da Comunicação, Ênio Lins e do Esporte, Cláudia Petuba, representando o governador Renan Calheiros Filho; além dos presidentes Aderson Maia, da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos- ABRACE, e José Jorge Lins, da Associação dos Cronistas Desportivos de Alagoas—ACDA.

Na sexta-feira 28, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, que quando Ministro dos Esportes foi o principal responsável pela realização da Copa no Brasil, falou sobre ciência e tecnologia nos esportes, destacando as novidades tecnológicas na busca pela superação e a contribuição das máquinas para resultados mais precisos.

"O futebol é um patrimônio acima do mercado e do Estado", disse o Ministro ao explicar que "antes mesmo do Estado e do mercado se aproximarem do futebol, o esporte já era um bem cultural, consagrado e de muita força entre o povo".

Sobre o legado e a importância da Copa no Brasil, Aldo Rebelo afirmou que "aumentou no mundo todo, o respeito pelo Brasil". Diante das dificuldades e das campanhas opositoras à realização do evento, o ministro declarou tranquilidade e firmeza ao compreender que "se conseguimos unificar toda uma nação ainda em nossa monarquia, contendo os movimentos separatistas, porque não conseguiríamos realizar um par de jogos em todas as regiões do país?".

O governador Renan Filho também esteve presente na sexta-feira para receber o ministro. Em sua fala o governador que assumiu sua "grande satisfação estar aqui", afrimou ser "um grande estusiasta do esporte como forma de inserção social, melhoria da qualidade de vida" e disse que "os cronistas esportivos são aqueles nos trazem as informações, as orientações, os melhores caminhos a serem seguidos”.

De Maceió, Mariana Moura