Lula: Tucanos terão que aprender a voar antes de fazer golpe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite desta sexta-feira (28), em Belo Horizonte (MG), do ato unificado que marcou a abertura do 44º Congresso da União Estadual dos Estudantes (UEE) e do 12° Congresso da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A atividade reuniu milhares de trabalhadores e estudantes.

Lula em BH - Mariana Viel

O ato reafirmou a defesa da democracia, da Petrobras e do aprofundamento das mudanças em Minas Gerais. Em sua fala, Lula afirmou que todos têm o direito de criticar o governo. "A gente pode discordar desse governo. Mas ele é nosso governo. E mexeu com ela, mexeu com a gente".

Recebido pelo público com gritos de ‘Lula, guerreiro do povo brasileiro’, o ex-presidente fez menção ao pequeno grupo de manifestantes que protestava na porta do evento. "Nós protestávamos para conquistar e eles protestam contra as nossas conquistas. São os privilegiados desse país que não aceitam a ascensão social dos pobres nesse país".

Lula afirmou ainda que se oposição quiser chegar ao Palácio do Planalto, terá de esperar 2018 para disputar e ganhar as eleições. Segundo ele, o cargo não será conquistado “com um golpe para tirar a presidenta Dilma”.

Sobre as eleições de 2018, Lula enfatizou que enquanto tiver saúde, vai fazer política e completou: "Eu jamais vou dizer que eu sou candidato, mas também não vou dizer que não sou. Enquanto eu estiver vivo, os tucanos vão ter que aprender a voar primeiro antes de fazer golpe”.

Boom da Educação na Era Lula-Dilma

O ex-presidente disse ainda que, ao contrário de muitos outros países latinamericanos, as primeiras universidades do Brasil surgiram há pouco mais de cem anos, por vontade da elite política brasileira que nunca quis facilitar o acesso do povo acesso ao ensino superior. “Eles nunca levaram em conta que o pobre tivesse de estudar. Precisou entrar um cidadão que não tem diploma universitário para passar para a história como o presidente da república que mais fez universidades na história desse país. Em apenas 12 anos, eu e a Dilma fizemos 18 universidades federais novas e 173 extensões universitárias”, disse o ex-presidente, lembrando ainda que até 2003 existiam apenas 140 escolas técnicas no Brasil e hoje são 455 unidades, mais que o triplo.

O atual presidente da UEE, Paulo Sérgio de Oliveira, ao falar exaltou o investimento na Educação como uma das principais realizações dos governos Lula e Dilma. “No momento duro da conjuntura política nacional, temos de escolher de que lado vamos ficar. E muitos de nós escolhemos ficar do lado do Brasil mais justo que se tornou a 6ª economia mundial, com milhares de jovens tendo acesso à universidade. Eu mesmo sou um jovem do interior de Minas que foi o primeiro da minha família a entrar na universidade, e ainda como cotista”, disse Paulo, emocionando o ex-presidente.

O 44º Congresso da UEE-MG é realizado até o 30/08 (domingo), na cidade de Ouro Preto, com atividades nas dependências da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Ouro Preto. Com o tema “Em defesa da democracia e do aprofundamento das mudanças em Minas”, o congresso elegerá a nova diretoria da entidade para os próximos anos.