Diálogo marca visita da presidenta Dilma Rousseff ao Ceará 

Com atividades na Região Metropolitana de Fortaleza, esta foi a primeira visita da presidenta Dilma Rousseff ao Ceará após sua reeleição. A presidenta reforçou o empenho de criar uma agenda positiva para o governo. 

Caucaia e Fortaleza receberam a presidenta Dilma nesta sexta-feira (28). Na agenda oficial, entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, além de reuniões com empresários locais, representantes de movimentos sociais e governadores do Nordeste.

Habitação

As atividades começaram em Caucaia, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, onde a presidenta conheceu unidades habitacionais do Residencial José Lino da Silveira e participou da solenidade de entrega de chaves para 480 famílias contempladas com apartamentos do Minha Casa, Minha Vida.

Dilma garantiu que "com muito esforço, teremos um total de 27 milhões de pessoas com a casa própria" em todo o País e ratificou que o objetivo do governo é fazer mais três milhões de casas, chegando a seis milhões até 2018, último ano de seu governo.

O governador Camilo Santana defendeu a presidenta e o programa habitacional do governo. “Estão querendo colocar na cabeça dos brasileiros como se nada estivesse acontecendo (de avanços no País), mas aqui está a realização de um sonho, a conquista da casa própria, a prova da realização do maior programa habitacional deste País, este que é um projeto da presidente Dilma", disse o governador, que acrescentou: somente no Ceará, há mais de 54 mil casas construídas a partir do MCMV, além de uma série de obras estruturantes que foram e estão sendo viabilizadas com apoio do governo federal, nos últimos oito anos. "Sinto uma emoção muito grande quando que famílias realizarem o sonho de ter uma casa própria para morar e ter um teto para colocar os seus filhos, e de ter a segurança de sair do aluguel", enalteceu.

Além das 480 unidades habitacionais em Caucaia, a solenidade da qual Dilma participou entregou, simultaneamente, por meio de videoconferência, moradias do programa nos municípios de Maracanaú e Fortaleza, no Ceará; Bom Conselho, em Pernambuco; Castanhal, no Pará; e Colinas do Tocantins. Ao todo, foram 2.701 casas entregues.

Avaliadas em cerca de R$ 60 mil, cada, todas as unidades são divididas em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Além disso, os conjuntos habitacionais contam com infraestrutura, pavimentação, rede de água, esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica.

De acordo com o Governo Federal, o Programa Minha Casa Minha Vida já beneficiou mais de 9,4 milhões de pessoas, com a entrega de 2,3 milhões de moradias em todo o País. No Ceará, já foram entregues mais de 55,7 mil unidades residenciais, beneficiando mais de 222,9 mil pessoas.

Programas sociais

Em seu discurso, Dilma garantiu que, apesar de o País passar por um período de dificuldade, alguns programas federais serão mantidos: o Minha Casa, Minha Vida; o Bolsa Família; o Prouni; o Pronaf (de crédito subsidiado à agricultura familiar); o Fies; o Pronatec (capacitação profissional para jovens) e o Mais Médicos. “Muitos de vocês acham que a situação está incerta, mas assumo o compromisso de não abrir mão das políticas que ajudam o povo a melhorar de vida”, ratificou.

Economia

A presidenta voltou a afirmar que as dificuldades são “momentâneas” e que o País voltará a crescer. Segundo Dilma, nos próximos anos será possível retomar o crescimento e a geração de empregos com redução da inflação. “Estamos passando por dificuldades e sei que aqui muitos estão preocupados, acham que a situação está incerta, que a inflação ainda está alta e têm medo de perder o emprego. Quero dizer que no meu governo nós temos duas coisas (metas): a primeira é aumentar o emprego e garantir que o País volte a crescer, e a segunda é reduzir a inflação, porque sabemos como a inflação corrói a renda do trabalho, a renda do empreendedor".

Diálogo

A programação da presidenta no Ceará seguiu com atividades em Fortaleza. No Centro de Eventos, Dilma recebeu empresários cearenses no início da tarde e, em seguida participou, com representantes da sociedade e de movimentos sociais do Dialoga Brasil, site criado pelo governo federal com o objetivo de receber sugestões e para criar um canal de comunicação com ministros de Estado.

Com público estimado em 1.200 pessoas, a plateia apresentou propostas aos ministros relativas à saúde, segurança pública, educação, redução à pobreza e cultura. Através de sorteio, pessoas que estavam presentes no evento puderam apresentar suas propostas diretamente aos ministros.

Em diversos momentos, os participantes entoaram gritos de apoio a Dilma, como "no meu país eu boto fé porque ele é governado por mulher", "não vai ter golpe!", e "olê, olê, olá! Dilma, Dilma!". Além das perguntas, Dilma participou da apresentação do maracatu local.

Durante o encontro, os ministros Arthur Chioro (Saúde), Renato Janine (Educação), Tereza Campello (Desenvolvimento Social), Juca Ferreira (Cultura) e José Eduardo Cardozo (Justiça) apresentaram as principais ações de suas respectivas pastas, que estão abertas a sugestões através da plataforma digital Dialoga Brasil. Além deles, também compareceram ao evento, os ministros Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Antônio Carlos Rodrigues (Transportes), Kátia Abreu (Agricultura) e Nelson Barbosa (Planejamento).

Desde o lançamento, em julho passado, Dilma passou a viajar semanalmente para divulgar a página e, além do Ceará, participou de cerimônias na Bahia e em Pernambuco.

A agenda oficial da presidenta no Ceará foi encerrada com um jantar que reuniu os governadores do Nordeste.

De Fortaleza,
Carolina Campos