Fidel Castro recebe homenagem de Centro Cultural em Buenos Aires

O Centro Cultural de Cooperação Floreal Gorini, em Buenos Aires, Argentina, exibe até o dia 6 de setembro a exposição "Crônica de um dia inesquecível", que mostra trechos do discurso de Fidel Castro em 2003 na escadaria da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. A mostra é aberta ao público e foi apresentada na quarta-feira (26) pelo subdiretor da instituição, Horacio López

Fidel Castro recebe homenagem de Centro Cultural em Buenos Aires - Reprodução

Ainda estiveram presentes o embaixador cubano Orestes Pérez, e Jorge Anró, líder do sindicato de trabalhadores do centro universitário, que foi um dos organizadores daquele ato há 12 anos.

Para Gabriel Aguirre, que filmou o episódio histórico, "aquele dia e aqueles instantes são realmente inesquecíveis. Para mim os planetas se alinharam, me encontrava em uma posição privilegiada e não podia deixar escapar. As lembranças superam as imagens, são eternas", falou à Prensa Latina.

Ainda que a abertura da exposição seja também um reconhecimento ao seu trabalho, Aguirre cumpriu o protocolo e não deixou de tomar de diversos ângulos imagens da atividade que ressaltava sua própria obra.

O intelectual Horacio López fez a apresentação na qual recordou que esta é a segunda exposição que o Centro Cultural de Cooperação organiza sobre o líder histórico da Revolução Cubana.

López lembrou que no ano passado aconteceu a exposição "Fidel, 83 motivos", que exibiu obras de cinco fotógrafos, entre eles Alex Castro (filho de Fidel), que viajou para a ocasião e também mostrou seu livro com fotos inéditas do Comandante.

Anró recordou que estava previsto que Fidel falasse dentro do recinto universitário, na Aula Magna da faculdade com capacidade para mil pessoas, "mas ao ser divulgado a gente teve um excesso de público". Fidel viajou a Buenos Aires para a posse presidencial de Néstor Kirchner, em que participaram também os presidentes Hugo Chávez, da Venezuela, e Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, entre outras autoridades latino-americanas.

"Foi enviado um número determinado de convites, mas as pessoas foram em massa espontaneamente e Fidel tomou a valente decisão de falar a todos ao ar livre, porém alguém propôs que falasse da escadaria e ali se montou tudo na última hora", descreveu o líder sindical.

O discurso foi se construindo com os temas que as pessoas sugeriam, "não foi algo preparado para pronunciar baseado no que já tinha em mente, mas foi-se compondo o discurso em resposta às perguntas e tópicos que lhe pediam da multidão", destacou Anró.

O embaixador Orestes Pérez encerrou a apresentação fazendo uma biografia do líder revolucionário, na qual ressaltou "que com sua personalidade e obra, Fidel marcou a história da América Latina e do Caribe".