Bartleby e a recusa ao trabalho alienado

A literatura dos EUA produziu alguns gigantes. Há nomes, já no século 19, como Edgard Alan Poe ou Mark Twain. Ou poetas como Walt Whitman ou Emile Dicknson.

Por José Carlos Ruy

Bartleby - Divulgação

Existem muitas reservas quanto se refere à literatura dos EUA, e elas decorrem sobretudo do domínio capitalista sobre a atividade literária e do caráter meramente comercial que muito dessa atividade assume.

Mas o reconhecimento desse caráter comercial não pode deixar na sombra escritores e obras que são a expressão literária das contradições vividas por aquela sociedade e registram os sonhos e inquietações dos norte americanos.

Um dos pontos altos dessa literatura no século 19 e que permanece como culminância artística é a obra de Herman Melville (1819-1891), autor da Mob Dick.


Herman Melville
Prosa Poesia & Arte reproduz aqui a novela Bartleby, o escrivão, outra escrito genial deste romancista que foi, ele mesmo um homem do povo: bancário, marinheiro, professor e agricultor durante muitos anos, antes de se tornar escritor. 

Ele descreve nesta novela publicada inicialmente em 1853 uma situação que, século e meio mais tarde, permanece atual: o trabalho alienado exercido num escritório em Wall Street e que o protagonista, crescentemente, se recusa a realizar.

Leia o conto na íntegra, disponível em arquivo PDF.