Avanços: 88% dos estados têm política de proteção às mulheres

Políticas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica foram identificadas em 24 das 27 unidades da federação, mostra pesquisa no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados referem-se ao ano de 2014.

Parlamentares avaliam combate à violência contra mulher

Quando a análise da pesquisa ficou nas cidades brasileiras, foi constatado que 45,2% dos municípios do País possuíam algum tipo de política de proteção às mulheres em 2014.

Em números absolutos, verificou-se que o número de cidades com Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher subiu de 397, em 2009, para 441, em 2014.

De forma geral, sobre a violência, a pesquisa apontou que a proteção às vítimas diretas e/ou indiretas de violência ocorreu em 41,7% dos municípios e 23 unidades da federação.

As informações fazem parte da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) e a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic).

Crianças e Adolescentes

Quanto às crianças e adolescentes, destacam-se as políticas de enfrentamento à violência sexual (72,6% dos municípios e 25 unidades da federação) e a erradicação do trabalho infantil (26 unidades da federação e 65,3% dos municípios).

A Estadic investigou as 27 unidades da federação e a Munic, os 5.570 municípios do País. A partir da edição de 2014, a divulgação de ambas as pesquisas será feita em conjunto, com oito temas (recursos humanos, comunicação e informática, educação, saúde, direitos humanos, segurança pública, segurança alimentar e vigilância sanitária), além da inclusão produtiva, analisada separadamente num suplemento. Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.