Lula recebe Contag e ministro propõe individualização de dívida

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, informou que nos próximos dias o Palácio do Planalto enviará ao Congresso Nacional medida legal que permita a individualização da dívida dos agricultores que tomaram financiamento com recursos da Un

A medida atende a reivindicação dos trabalhadores reunidos no 12º Grito da Terra Brasil, cujos representantes foram recebidos, no Palácio do Planalto, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cassel adiantou que o governo manifesta disposição de conceder desconto para os produtores que querem pagar suas dívidas. Sobre uma outra reivindicação da categoria – garantias de preço mínimo para os produtores da agricultura familiar –, o ministro anunciou que será constituído um grupo de trabalho, com a participação de representantes dos movimentos sociais do campo, para elaborar proposta de nova política de comercialização agrícola para a agricultura familiar.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Manoel dos Santos, que também participou da reunião no Planalto, informou que na tarde desta sexta-feira, apesar de o Grito da Terra já ter sido desmobilizado, representantes do movimento deveriam se reunir com integrantes do governo para darem continuidade às negociações. Cerca de 1,5 mil trabalhadores estiveram mobilizados em Brasília desde a terça-feira (16), participando do Grito da Terra. Eles vieram de diversos Estados para pedir ao governo melhores condições para o trabalho no campo. O movimento, considerado um dos principais eventos da agenda do movimento sindical do setor rural, foi organizado pela Contag, entidade que representa cerca de 25 milhões de agricultores familiares.

 

 

 

Com agências