Diálogos Palmares fomentam debate de políticas para afro-brasileiros

Foi lançado na manhã desta quarta-feira (25) o Programa de Gestão Diálogos Palmares: Perspectivas e ações da política nacional para a cultura afro-brasileira. O objetivo é estreitar relações da Fundação Cultural Palmares (FCP) com a comunidade afro-brasileira, por meio de um fórum permanente de escuta, e conceituar e definir prioridades e investimentos do Plano Nacional de Cultura (PNC) para a cultura afro-brasileira.

Diálogos Palmares - MinC

O lançamento do programa ocorreu durante solenidade que deu início às comemorações de 27 anos da Fundação Palmares. Estiveram presentes ao evento os ministros da Cultura, Juca Ferreira, das Comunicações, Ricardo Berzoini, e da Secretaria de Políticas de Promoção e Igualdade Racial, Nilma Lino, a presidenta da FCP, Cida Abreu, o ator Milton Gonçalves, lideranças religiosas de matriz africana e artistas ligados à cultura afro.

Para a presidenta da FCP, Cida Abreu, o Programa Diálogos Palmares possibilitará a repactuação entre todos os envolvidos no trabalho da Fundação. "Também será importante para o fortalecimento da economia da cultura afro, a difusão das artes e expressões culturais afro-brasileiras e o desenvolvimento das atividades quilombolas", destacou.

O ministro Juca Ferreira enfatizou que o Brasil ainda está longe de corresponder à importância da cultura afro para a nação. Ele afirmou que o Ministério da Cultura (MinC) irá ajudar para que floresçam a memória, a história, a arte e a religião ligadas aos afro-brasileiros. "Isso é importante para o reconhecimento e a paz no futuro dos negros no Brasil. Os escravos foram muito além de mera força de trabalho, foram sujeitos de nossa história. Mais que isso, são responsáveis por grande parte de nossa singularidade, do que nos torna especiais para o planeta", enfatizou.

Editais

Durante o evento, houve também a divulgação de dois editais em aberto da FCP. O Prêmio Oliveira Silveira irá premiar obras literárias em português do Brasil, do gênero romance, que tenham como tema a cultura afro-brasileira. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até as 17 horas do dia 28 de setembro. Serão contemplados cinco autores, um de cada região do país. Cada um deles receberá R$ 30 mil em prêmio e terá sua obra impressa. As obras inscritas deverão ter, no mínimo, 150 páginas e serem inéditas.

Já o prêmio Curtas Histórias selecionará até 12 projetos de prefeituras ou órgãos de cultura que sigam as diretrizes e critérios do Fundo Nacional de Cultura (FNC). É voltado aos municípios que já possuem Sistema, Conselho, Plano e Fundo Municipal de Cultura.