Contra as viúvas da ditadura, Lula publica receita de bolo nas redes

Em sua página no Facebook, o ex-presidente postou uma receita de bolo de fubá. A postagem feita nesta terça-feira (25) resgata um fato da história recente do Brasil, em que matérias censuradas nos jornais no período da ditadura militar eram preenchidas pelos jornalistas com receitas de bolo.

Lula Facebook receita de bolo

Ao clicar no histórico de edição do post, aparece o texto correto, que trata da inauguração do acervo do Memorial da Democracia e explica o motivo da publicação da receita de bolo. A publicação é uma clara demonstração de repúdio à onda conservadora da oposição direitista, que tem alimentado o fascismo de setores que pedem a volta da ditadura. Lula foi vítima dessa onda com um ataque a bomba contra a sede do Instituto, em 30 de julho.

Com mais de 2 milhões de seguidores, a página de Lula utilizou a história para chamar a atenção para a inauguração do acervo do Memorial da Democracia, organizado pelo Instituto Lula, que ocorre no dia 1º de setembro, às 18 horas, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.

"Se superamos esse passado sombrio, foi graças às lutas de milhares de brasileiros e brasileiras que não desistiram do sonho de um país justo e democrático", publicou.

O texto explica que tal conteúdo não poderia ser publicado naquele período da história do país em "consequência da repressão ostensiva praticada pela ditadura militar, que cassou o direito à crítica, à polêmica, à livre organização e ao debate aberto e plural".

A inauguração do acervo do Memorial da Democracia, que terá transmissão ao vivo pela internet, é, segundo o Instituto Lula, um memorial multimídia interativo e "espaço dedicado às lutas do povo brasileiro na construção de um país mais justo, livre e soberano".