Mulheres inventoras: dez coisas que melhoraram a vida cotidiana

Muitas vezes quando o assunto é criação, inovação ou pioneirismo, dificilmente as pessoas o relacionam às mulheres. Normalmente a ideia que se tem de grandes feitos que melhoraram a vida cotidiana são de homens criadores. O portal Fatos Desconhecidos fez uma lista de dez coisas criadas por mulheres que muita gente talvez nem imagine.

Mulheres criadoras - Reprodução

Entre as criações estão os limpadores de para-brisas, a serra circular, o Banco Imobiliário, as escadas de incêndio, o aquecedor solar, entre outras. Acredita-se ainda, que também sejam as mulheres as responsáveis pela criação da cerveja, isso porque houve um tempo em que elas eram as únicas a ter permissão para fabricar a bebida ou ter tabernas, para a comercialização. Apesar de não ser um dado confirmado, estudos indicam que a responsabilidade pela criação da bebida cabe à ala feminina.  

Veja a lista completa:

1. Programação

Em 1944 na Universidade de Harvard, Grace Hoppe e Howard Aiken desenvolveram o primeiro computador eletromecânico, o Mark I.

Para que o dispositivo funcionasse, era preciso traduzir a linguagem escrita para códigos de programação, e foi exatamente o que Grace fez.

Algum tempo depois, ela também fez parte da equipe responsável por criar as primeiras linguagens de programação para computadores.

2. Vidro invisível

Você consegue imaginar como seria a sua vida sem vidro invisível? Ele está presente nas lentes de câmeras, óculos, microscópios etc.

O vidro transparente foi criado por Katharine Blodgett, que foi nada menos do que a primeira mulher cientista da General Electric.

Em 1935, ela conseguiu transferir finas camadas de moléculas do vidro de um formato para outro, dessa maneira, impedindo que fossem causadas distorções.

3. Banco imobiliário

Além do campo científico, as mulheres também deram uma grande contribuição para os jogos de tabuleiro. O banco imobiliário, originalmente conhecido como “Monopoly”, foi criado por Elizabeth Magie em 1906.

A princípio, o jogo não foi criado como passatempo, mas sim para ilustrar uma teoria econômica que rebatia a desigualdade da distribuição de terras.

Com o jogo, Magie conseguia demonstrar como uma pessoa conseguia ter muitas posses e outras tinham que se esforçar muito para conseguir alguma coisa.

Elizabeth batizou o jogo de “The Landlord’s Game”, e o vendeu para a Parker Brothers por apenas 500 dólares, sem direito a royalties.

4. Limpadores de para-brisa

Se os limpadores de para-brisa não existissem, seria um grande problema dirigir com tempo ruim. Por sorte, em 1903, Mary Anderson criou esse item para os carros.

No entanto, quando ele foi implantado nos veículos, os motoristas acreditavam ser mais seguro dirigir em baixo de chuva e neve, com o vidro embaçado, ao invés de operar o para-brisa, que era manual.

Foi então que outra mulher entrou em cena, em 1917 Charlotte Bridgwood criou a versão automática do utensílio, facilitando o seu uso.

5. Fibra Kevlar

O material usado amplamente pela indústria atualmente, que é capaz de suportar o impacto de um tiro, foi criado acidentalmente por Stephanie Kwolek em 1966.

A química trabalhava originalmente na criação de um material mais leve para pneus de carro, quando descobriu a fibra Kevlar, hoje ela é utilizada até para revestir alguns smartphones.

6. Serra circular

No século 19 Tabitha Babbitt percebeu que as serras retas, usadas por lenhadores e madeireiros para cortar madeira não era a melhor opção.

Foi então que em 1813 ela decidiu criar um protótipo de serra circular, que era girada por um mecanismo manual. No entanto, a sua ideia não foi vista como significante o suficiente para registro de patente, por isso, ela não ganhou um centavo pela criação.

7. Cerveja

A cerveja foi uma criação feminina. De acordo com a historiadora Jane Peyton, por milhares de anos a fabricação de cerveja era de domínio exclusivo das mulheres.

Há cerca de 7.000 anos, na Mesopotâmia e na Suméria, as mulheres eram as únicas a ter permissão para fabricar a bebida ou ter tabernas, já que a cerveja era considerada um presente de uma deusa. Por isso, se considera que as mulheres são as inventoras da cerveja.

8. Escadas de incêndio

A cidade de New York é conhecida por suas escadas de incêndio no exterior dos prédios. Essas escadas foram patenteadas por Anna Connelly, em 1897.

Alguns anos depois, em 1900, essas escadas se tornaram obrigatória em muitos prédios construídos nos Estados Unidos, por causa dos altos índices de incêndio.

9. Aquecedor solar

O primeiro aquecedor solar foi criado pela húngara, Dra. Maria Telkes, ela projetou a primeira casa com esse tipo de aquecimento.

Ela se mudou para os Estados Unidos em 1925 para trabalhar no Massachussetts Institute of Technology (MIT), na área de pesquisa em energia solar.

10. Hidrômetro

Em meados do ano 400 d. C., a matemática, astrônoma e filósofa, Hypatia de Alexandria, inventou o hidrômetro, um instrumento que mede o volume de água e é usado até os dias de hoje.