Projeto Alma Brasileira vai divulgar obra de Villa-Lobos

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Fundação Theatro Municipal de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Gestão Cultural (IBGC), lança nesta terça-feira (25) o projeto Alma Brasileira, espetáculo multimídia sobre o Brasil e a música do compositor Heitor Villa-Lobos. O projeto integra atuação estratégica do Minc na valorização e difusão em âmbito nacional e internacional da produção musical brasileira.

Heitor Villa-Lobos - Reprodução

O lançamento acontece às 11 horas com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do diretor artístico da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, maestro John Neschling, do diretor geral da Fundação Theatro Municipal de São Paulo, José Luiz Herencia, e do diretor do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, João Guilherme Ripper.

O espetáculo estreará no Theatro Municipal de São Paulo em maio de 2016 e será apresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante as Olimpíadas de 2016. Serão programadas, ainda, apresentações do Alma Brasileira em outras capitais mundiais.

A criação do espetáculo é assinada pelo maestro John Neschling e pelo grupo teatral catalão La Fura dels Baus, que alcançou fama internacional pelo trabalho com teatro digital, teatro de rua, ópera, performances e teatro contemporâneo.

O maestro 

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959) foi um maestro e compositor brasileiro. É considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil devido às suas composições que contém nuances das culturas regionais brasileiras, com elementos de canções populares e indígenas. Isso porque foi o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música.

O dia 5 de março, que marca o nascimento do compositor, é comemorado o Dia Nacional da Música Clássica.