Seminário debate papel da agricultura para desenvolver o Centro-Oeste

A Fundação Maurício Grabois e a Secretaria Nacional de Organização do PCdoB realizarão na próxima segunda-feira (31) um seminário para debater o papel da agricultura no desenvolvimento do Centro-Oeste. A abertura do evento contará com a participação da deputada federal e presidenta do PCdoB, Luciana Santos (PE) e também do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e será realizado em Brasília na Câmara dos Deputados, no Auditório Freitas Nobre, das 9h às 18h.

Seminário debate papel da agricultura para desenvolver o Centro-Oeste - Divulgação

O seminário O Papel da Agricultura no Desenvolvimento do Centro-Oeste Brasileiro, visa compreender e situar o papel da agricultura no desenvolvimento da região Centro-Oeste: a força econômica, a base social e a influência política, abarcando a pobreza e a concentração da riqueza na geração de renda no campo.

O objetivo é envolver dirigentes, quadros e amigos do PCdoB e estudiosos que atuam na região, com foco em segmentos como dos trabalhadores rurais (CTB, Contag e Fetag), pesquisadores e intelectuais ligados a temática, gestores públicos com atuação na área, lideranças empresarias do setor, representantes das cooperativas e da agroindústria.

Local: Auditório Freitas Nobre, Câmara dos Deputados, Brasília, das 9h às 18h.

Abertura: Luciana Santos – Presidenta Nacional do PCdoB.
Aldo Rebelo – Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação.

1ª mesa – O Papel da agricultura para o desenvolvimento da região Centro-Oeste: a força econômica, a base social e a influência política – Pobreza e concentração de riqueza na geração de renda no campo.

Conferencistas
Evaristo Eduardo de Miranda – Agrônomo – Doutor em Ecologia– Pesquisador do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica – Gite- Embrapa. 
Eliseu Andrade Alves – Agrônomo – Doutor em Economia Agrícola – Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Debatedores
Maria Lúcia Cavalli Neder – Professora – Doutora em Educação – Reitora da Universidade Federal do Mato Grosso.
Márcio da Silveira – Professor – Doutor em Agronomia – Reitor da Universidade Federal do Tocantins. 

2ª mesa – Os projetos de integração na infraestrutura do Brasil Central.

Conferencistas
Sérgio Duarte de Castro – Economista – Doutor em Ciências Econômicas- Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 
Apolinário Rebelo – Subsecretário de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal.

Debatedor
Fábio Tokarski – Engenheiro Civil – Professor da Universidade Federal de Goiás.