ONU faz apelo por soluções para salvar os indígenas do Brasil

A Organização das Nações Unidas (ONU) pede ao governo do Brasil que adote medidas urgentes para resolver a grave situação que afeta várias comunidades guaranis rodeadas por pistoleiros, que ameaçam os indígenas com um ataque iminente.

ONU faz apelo por soluções para salvar os indígenas do Brasil - Survival

Milhares de guaranis se aferram a minúsculas parcelas de sua terra ancestral e vivem com o temor de serem expulsos forçadamente. Um porta-voz guarani de uma comunidade, Tey’i Jusu, advertiu esta semana que os pistoleiros patrulham diariamente e que o confronto pode ocorrer a qualquer momento. Mas os povos guaraní-kaiowá reafirmam que vão lutar e morrer pelas terras se for necessário.

Vários líderes guaranis já foram assassinados como consequência de sua cruzada para voltarem às suas terras, arrebatadas de suas mãos há décadas e ocupadas, atualmente, por fazendas de gado e plantações de soja, milho e cana de açúcar. Enquanto os fazendeiros lucram, os guaranis são obrigados a suportar condições de vida paupérrimas, às margens das rodovias ou em pequenas reservas superpovoadas, onde o suicídio e a má nutrição são generalizados.

Um novo e revelador vídeo mostra fazendeiros ameaçando a polícia militar e funcionários do governo, e acusando-os de "levarem de contrabando” um homem guarani de volta à sua própria terra. A relatora especial da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, realizou uma exortação para deter a violência dos fazendeiros e a "campanha para expandir o terror psicológico”.

A organização Survival International está pressionando junto aos guaranis o governo do Brasil para que cumpra com as suas obrigações legais de proteger os guaranis e demarcar suas terras ancestrais, para seu uso exclusivo, antes que se percam mais vidas. A Survival é o movimento global pelos direitos dos povos indígenas e tribales.