Infraestrutura e Mercosul são temas de reunião de Dilma e Merkel

A presidenta Dilma Rousseff recebeu na noite desta quarta-feira (19), para um jantar, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, no Palácio da Alvorada.

Dilma e Angela Merkel - Agência Brasil

A chefe de Estado alemã desembarcou nesta quarta em Brasília para uma visita oficial para a assinatura de acordos bilaterais nas áreas de comércio e investimentos, ciência, tecnologia e inovação e educação.

O encontro, que contou com a presença do vice-presidente Michel Temer e de ministros brasileiros e alemães, foi marcado por um clima de descontração e informalidade.

Na pauta da visita oficial da chanceler alemão estão o acordo Mercosul-União Europeia e as perspectivas da retomada do crescimento econômico do Brasil.

Além disso, o governo brasileiro vai apresentar o plano de concessões na área de infraestrutura, anunciado em junho, com o objetivo é atrair empresas alemãs.

Sendo o quarto maior parceiro comercial do Brasil, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Argentina, a Alemanha tem um fluxo comercial de US$ 20,5 bilhões.

Nesta quinta (20), também no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma também vai tratar de temas como mudança do clima e reforma do Conselho de Segurança da ONU.

O governo brasileiro também articula com o governo alemão – que foram alvos de espionagem por parte dos Estados Unidos – a aprovação na ONU de resolução que garante maior privacidade na internet.