Mais de 13 milhões de famílias receberão o Bolsa Família 

Começa nesta terça-feira (18) o pagamento do mês de agosto do Bolsa Família. Mais de 13,8 milhões de famílias terão a renda complementada pelo programa. Ao todo, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) está repassando R$ 2,3 bilhões às famílias beneficiárias em todo o país, a um valor médio de R$ 166,34 por família.

Bolsa Família

O pagamento é feito de forma escalonada, sempre nos últimos 10 dias úteis de cada mês. Para saber em que dia sacar o dinheiro, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. Para cada final do NIS, há uma data correspondente por mês, que indica o primeiro dia em que a família pode fazer o saque.

Novo extrato

Ao sacar o Bolsa Família do mês de julho, Francilene dos Santos Souza, 31, viu uma nova informação no extrato: o próximo dia em que o benefício estará disponível. Dona de casa de Brasília (DF), a beneficiária gostou da novidade e disse que a mudança permite planejar melhor os gastos. “Toda vez tinha que ir à Caixa Econômica pedir o calendário. Agora não tem mais preocupação de saber qual dia o dinheiro está disponível. Facilita demais.”

Desde julho, o MDS e a Caixa Econômica Federal passaram a informar no extrato a próxima data de saque para os beneficiários. A ideia é facilitar para as famílias, evitando idas desnecessárias aos postos de saque. Além disso, o extrato traz também outras informações importantes, como o valor pago ou a necessidade, se for o caso, de atualização dos dados no Cadastro Único. Por isso, é muito importante que os beneficiários leiam o comprovante em papel, emitido após o saque.

"Mudou a minha vida”

O Bolsa Família acumula casos de famílias que resgataram sua dignidade através do programa.

Moradora do Varjão, região administrativa do Distrito Federal, Maria Valquíria revelou as mudanças que o programa trouxe para seu cotidiano. “A minha vida era outra antes do Bolsa Família. Meus filhos iam à escola e dividiam o caderno, porque eu não tinha condições de comprar mais de um”, lembra. “Hoje, saímos do nosso barraco de madeirite, vivemos em uma casa de alvenaria, tenho todos eles criados e educados e uma condição de vida bem melhor”, explica. Sobre a participação no documentário, ela sorri, envergonhada: “As pessoas fazem questão de criticar o governo quando alguma coisa não vai bem. Na hora de elogiar as coisas que funcionam, todo mundo pula fora. Por isso fiz questão de atender a equipe. Acho importante mostrar para todo mundo que o Bolsa Família muda a vida das pessoas”.

Combate à fome

Instituído em 2003, o Bolsa Família contribui para a superação da pobreza de duas formas: complementa a renda de famílias de baixa renda e acompanha, nas áreas de Saúde e Educação, as crianças, os adolescentes e as mulheres grávidas que recebem o benefício. Apesar do preoconceito e desinformação a respeito do Bolsa Família, o programa é um exemplo mundial de sucesso ao combate à fome: Em números redondos, até 2013, o Brasil já tinha resgatado cerca de 36 milhões de brasileiros da extrema miséria.

Obviamente o Bolsa Família não é a única causa dessa mudança. Mas integra um conjunto de fatores, desde o crescimento econômico global no período, passando pela estabilidade econômica interna, o aumento significativo das taxas de emprego, até medidas pontuais como a política de ajuste do salário mínimo acima da inflação, promovidos nos últimos anos de governo Lula e Dilma. 

Acesse aqui o pagamento em cada município.