PF vai investigar violação de dados pessoais e sigilosos de Lula

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou nesta terça-feira (18) que a Polícia Federal (PF) investigue a violação de sigilo legal de dados bancários da empresa LILS, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por uma reportagem da revista Veja, publicada no último final de semana.

Lula contra a Veja

A revista Veja tem publicado sistematicamente factoides e mentiras para tentar manchar a imagem do ex-presidente Lula. A reportagem desta semana afirma que a LILS arrecadou R$ 27 milhões em quatro anos, conforme relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), repassados aos investigadores da Operação Lava Jato obtidos pela revista.

A assessoria de imprensa do Instituto Lula disse que não vai se manifestar sobre o conteúdo da reportagem desta semana. Em 29 de julho, o ex-presidente ingressou com uma ação na Justiça por reparação de danos morais contra os responsáveis pela produção e publicação da reportagem do semanário.

Na época, por meio de nota, o Instituto Lula afirmou: "A reportagem repete práticas comuns a Veja: mente, faz acusações infundadas e sem provas, apresenta ilações como se fossem fatos, atribui falas e atos, não tem fontes e busca atacar, de todas as formas, a honra e a imagem do ex-presidente Lula".