Juristas debatem a judicialização da política nesta quarta em Brasília

Juristas renomados se encontram para um debate sobre os ataques ao estado democrático de direito e seus valores basilares, assim como a tentativa de impeachment sem bases legais contra o mandato legítimo da presidenta Dilma Rousseff. O Seminário Estado Democrático e a Judicialização da Política, será realizado nesta quarta-feira (19), às 16 horas, no Plenário 10 da Câmara dos Deputados.

O evento, promovido pelas fundações Maurício Grabois, Perseu Abramo, Leonel Brizola-Alberto Pasqualini e Ulysses Guimarães, reunirá juristas renomados como Marcello Lavenère Machado, ex-presidente do Conselho Federal da OAB; Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente da OAB Federal; e Menelick de Carvalho Netto, professor doutor da UnB. Além dos palestrantes haverá diálogo com parlamentares vinculados às fundações.

Para as fundações, organizadoras do debate, se desenvolve no país um ataque ao Estado Democrático do Direito. Sem nenhum fato, sem nenhuma base legal, jurídica, a direita neoliberal, com o apoio da grande mídia, na sua ambição de reaver o governo a qualquer preço, passou a pisotear em linha crescente a institucionalidade democrática.

Por isso, as forças democráticas, progressistas e de esquerda, as instituições com responsabilidade cívica e democrática, as personalidades e lideranças que concebem a democracia como um bem maior da Nação, não podem se calar diante dessa escalada golpista.

A experiência histórica nos ensina que o golpismo da direita não se derrota com apelos, nem cedências, mas com a mobilização e a tomada de posição em defesa da democracia por parte de amplas forças políticas e sociais.

Serviço:
Seminário: Estado Democrático e a Judicialização da Política
Data: 19/08, às 16 horas
Local: Câmara dos Deputados, Plenário 10, anexo 2, Corredor das Comissões
Palestrantes: Marcello Lavenère Machado, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Menelick de Carvalho Netto