Edital premiará romances com temática afro-brasileira

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Fundação Cultural Palmares (FCP), irá premiar obras literárias em português do Brasil, do gênero romance, que tenham como tema a cultura afro-brasileira. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até as 17 horas do dia 28 de setembro. Serão contemplados cinco autores, um de cada região do país. Cada um deles receberá R$ 30 mil em prêmio e terá sua obra impressa. As obras inscritas deverão ter, no mínimo, 150 páginas e serem inéditas.

Premio oliveira silveira - MinC

"O Prêmio Oliveira Silveira cumpre o importante papel de incentivar produções literárias que valorizem e deem visibilidade às manifestações culturais da população afro-brasileira", destaca o coordenador-geral do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra da FCP, Vanderlei Lourenço. "A escolha pelo gênero romance, atende, ainda, a necessidade de valorização de gênero literário distinto da poesia e ensaios, que já foram contemplados em maior escala pela Fundação Cultural Palmares em outros momentos. Temos a expectativa de atrair grande contingente de escritores, de todas as regiões do País, cuja escrita dialogue com as mais diversas questões da comunidade negra", afirma.
 
Inscrições
 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pessoalmente na FCP ou pelos Correios, para o endereço: Concurso Nº 01/2015 – Prêmio Oliveira Silveira – Fundação Cultural Palmares – SGAN, Quadra 601, Lote 1, Ed. ATP, 3º andar, entrada 3B, CEP: 70830-010, Brasília (DF). Detalhes sobre a inscrição estão disponíveis no edital, aqui
 
As propostas habilitadas serão avaliadas por uma comissão de seleção formada por representantes do MinC e da FCP e por, no mínimo, 10 integrantes da sociedade civil com reconhecida competência na área de Humanidades, com ênfase em literatura e cultura afro-brasileira. 
 
Serão levados em conta cinco critérios para escolha das obras a serem premiadas: a) criatividade: textos que apresentem soluções estéticas inovadoras e histórias que convidem à reflexão; b) comunicabilidade: clareza e objetividade do texto; c) originalidade: os textos não devem repetir os temas banais e redundantes; d) estímulo à leitura: textos que provoquem a vontade de ler; e e) candidato autodeclarado negro.