Reinstalado o Grupo de Amizade Brasil-Vietnã na sede da embaixada

Criado em 1999, o Grupo de Amizade Brasil-Vietnã teve seu relançamento feito na última terça-feira (11), na sede da embaixada da República Socialista do Vietnã, em Brasília. Da cerimônia participaram, além da presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Jô Moraes (PCdoB-MG) e demais deputados, membros da Comissão, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), o secretário nacional de Relações Internacionais do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu, entre outros.

- Fotos: Embaixada do Vietnã

Em seu discurso, o embaixador vietnamita, Nguyen Van Kien, falou de suas boas expectativas para este novo momento, e expressou sua alegria em participar do relançamento do Grupo e destacou as boas perspectivas de um potencial mercado formado pela Associação de Nações do Sudeste Asiático, a Asean, bloco composto por 10 países da região, dentre os quais o Vietnã, com um total de 600 milhões de habitantes e um PIB de US$ 2 trilhões.

Jô Moraes afirmou que “agora teremos mais oportunidades de conversar sobre os acordos de cooperação que estão em andamento entre os dois países e as possibilidades que se apresentarão neste novo mercado”.

No momento da instalação do grupo, a presidenta da Comissão lembrou que poderão ser construídas outras parcerias contando com o apoio dos demais deputados presentes. Jô citou a deputada Carmen Zanotto, explicando que pedirá seu acompanhamento “para as parcerias com os médicos que acompanham as consequências e sequelas do Agente Laranja”.