Mercadante aponta avanço no diálogo entre governo e Congresso Nacional

O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, disse nesta quarta-feira (12) que acredita em uma melhora no ambiente da Câmara dos Deputados que possa evitar a aprovação de medidas que comprometam o ajuste fiscal.

Governo revisará todos os contratos do Fies, afirma Mercadante

"Vejo que há ambiente hoje na Câmara de consciência da importância da estabilidade econômica e da responsabilidade fiscal", disse, durante solenidade no Palácio do Itamaraty com a participação da presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com o ministro, as lideranças da base do governo na Câmara e no Senado estão conscientes desse desafio, assim como o presidente do Senado, Renan Calheiros. "Renan tem muita experiência política e atravessou muitas crises. Ele sabe da importância do Senado para a estabilidade do Brasil", acrescentou Mercadante.

Segundo ele, a oposição tem o direito de questionar, fiscalizar e cobrar ações do governo, mas deve ter cuidado para diferenciar políticas de Estado e políticas de governo. "A Previdência Social, por exemplo, não é tema deste governo, mas do futuro do Brasil e das próximas gerações. É uma responsabilidade compartilhada entre oposição e governo. Portanto, é uma questão de política de Estado", disse.