CSC considera o 9º CECUT-MA uma vitória política para os trabalhadores

O 9º Congresso da Central Única dos Trabalhadores no Maranhão (CeCUT), realizado nos dias 4, 5 e 6 de Maio pode marcar o início de um novo ciclo para o movimento sindical no maranhão. Foram 350 delegados eleitos em assembléias de

O 9º Congresso da Central Única dos Trabalhadores no Maranhão (CeCUT), realizado nos dias 4, 5 e 6 de Maio pode marcar o início de um novo ciclo para o movimento sindical no maranhão. Foram 350 delegados eleitos em assembléias de categorias e representantes de sindicatos.

A Corrente Sindical Classista (CSC), a segunda força política dentro da CUT do Maranhão, representou 45% dos delegados. A CSC ficou com cinco cargos dos onze que estavam sendo disputados.

Para Júlio Guterres, Diretor Financeiro do SINPROESEMMA e pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB, “o Congresso significou um momento de reflexão para todos os trabalhadores sobre a situação atual do Brasil e um momento de discutir soluções para avançar nas conquistas trabalhistas com foco no desenvolvimento nacional e na valorização do trabalho.”

Durante o Congresso também foram levantadas questões sobre a conjuntura nacional e internacional, propostas para valorização do trabalho e fim da precarização, salário mínimo, agenda de mobilização e plano de luta. “A CSC teve uma participação expressiva no Cecut/ MA. Consideramos um congresso vitorioso em que a Corrente buscou a unidade política dos trabalhadores para construir um novo maranhão e um Brasil forte.”, afirmou Cláudio Bezerra, da CSC e novo Diretor de Formação Sindical da CUT maranhense.


Quem também participou do 9º CeCUT foi o pré-candidato a governador do Estado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal. Ele foi dar as boas-vindas às delegações e reforçar o projeto mudancista no governo do Estado que reúne em seu núcleo o PSB, PCdoB, PT, PTC e outros partidos. O pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB, Flávio Dino também participou do Cecut com intervenção na mesa de abertura do Congresso representando o Partido Comunista do Brasil.

O atual presidente da CUT no Maranhão, Nivaldo Araújo Sousa, foi reeleito durante o Congresso. O CeCUT é um preparativo para o 9º ConCUT (Congresso Nacional da CUT), que acontece de 6 a 9 de junho, em São Paulo, e vai eleger a nova diretoria da CUT nacional.