UJS de Alagoas realizou seu II Seminário de Formação

 

UJS Alagoas
 A União da Juventude Socialista Alagoas realizou durante os dias 7 a 9 de agosto, seu II curso de formação, conjunto a plenárias municipais e estadual.

O curso teve como programação na sexta-feira (07/8) debate sobre conjuntura nacional com o professor Nivaldo Motta, que também é Vice-Presidente do Sindicato dos Professores de Alagoas (SINPRO). No sábado dia (08/8) pela manhã a programação ficou por conta do Presidente Municipal de Maceió do PCdoB, Lindinaldo Freitas com o tema "Atualidade do Pensamento de Lênin". No período da tarde a diretora de comunicação do PCdoB Alagoas, mestranda em Estudos Sociais da América Latina, Mariana Moura abordou a temática "A Atualidade da Integração Latino-Americana".

O curso reuniu cerca de 80 jovens das cidades de Maceió, Arapiraca, União dos Palmares, Boca da Mata, Porto de Pedras, Marechal Deodoro e Penedo, para profundar os estudos sobre o enfrentamento que o Brasil vem passando nesses 12 anos de governo democrático e como enfrenta a crise global do capitalismo que atinge a juventude e os trabalhadores de todos os países.

No domingo (09/8), foi realizado as plenárias municipais de Maceió e Arapiraca que elegeu sua nova diretoria e lançou os novos desafios a serem enfrentados neste segundo período. Para Daniel Henrique, presidente da UJS Arapiraca, “o seminário é um espaço de extrema importância para todo o jovem, onde ele desenvolve senso crítico e com suas ideias influencia nas mudanças que o país sofre.” e acrescentou: “acredito que renderá bons frutos.” Para Accácia Agnes, presidente eleita da UJS Maceió “o seminário é uma ferramenta que estimula a juventude a crescer, politicamente, compreendendo a conjuntura nacional e internacional que influência mudanças para toda uma nação.”

Na parte da tarde, concluindo o seminário, houve a Plenária Estadual onde o Presidente da UJS-AL Dário Rosalvo apresentou os desafios que a entidade enfrentará no estado alagoano para combater a ofensiva golpista, forjada pela direita fascista e a grande mídia nacional, uma delas é a participação da juventude no grande ato, no dia 20 de agosto, em defesa da democracia e dos direitos sociais! A outra é a campanha do congresso da UBES onde milhares de jovens, de todo o país, se reunirão para debater sobre os rumos da educação brasileira e mais conquista para os estudantes.

Estiveram presentes na plenária final o Diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES-AL) e Presidente da Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA), Pedro Mendes e o Diretor da União Nacional dos Estudantes em Alagoas (UNE-AL) Thiago Souza.

Por Isadora Aguiar, Diretora de Comunicação da UJS Alagoas