Apesar do crescimento de Gaviria, Uribe pode vencer no 1º turno

Segundo duas pesquisas divulgadas na Colômbia, o presidente de ultra-direita Álvaro Uribe continua com chances de vencer a eleição de 28 de maio em primeiro turno. Para o instituto Invamer Gallup ele tem 61,2% das intençõ

A primeira pesquisa entrevistou 1.200 pessoas entre os dias 12 e 15 de maio. A pesquisa do instituto possui uma margem de erro de 4 pontos percentuais. Já a pesquisa da Napoleon Bravo recolheu a opinião de 1.581 pessoas e tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

O candidato a chegar mais perto de Uribe é o opositor Carlos Gavíria, da coligação Pólo Democrático (integrada pelo Partido Comunista Colombiano), que aumentou seu apoio para 20,4%, segundo o Invamer Gallup, e para 19 por cento, segundo Napoleon Franco. Em abril, Gavíria tinha 14,3 por cento das intenções de voto.

Gavíria tem criticado o Tratado de Livre Comércio (TLC) com os EUA e o descaso do governo com os gastos nas áreas da saúde e social para os que foram obrigados a fugir de suas casas devido ao conflito armado iniciado 40 anos atrás.

Horacio Serpa, que concorre à Presidência pela terceira vez, tem cerca de 13% dos votos, segundo as duas pesquisas.

Uma pesquisa feita pela Escola de Comunicações da Universidade de Miami e o instituto Zogby International apontou que 67% dos colombianos votariam em Uribe e 15% em Gavíria. Esta pesquisa entrevistou 830 pessoas e possui uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais.