Maratona olímpica cultural toma as ruas do Rio de Janeiro 

A contagem regressiva de um ano para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 será comemorada com centenas de atividades culturais durante todo o fim de semana na capital fluminense. Aulas de violão, música sertaneja, orquestra de sopro, fanfarras, oficina de cordel, contação de histórias – há atrações para todos os gostos nas diferentes zonas da cidade na Maratona Cultural Cidade Olímpica. 

Maratona olímpica cultural toma as ruas do Rio de Janeiro - Divulgação

O secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, explicou que mais duas edições da maratona ocorrerão em 2016.

“São mais de 280 atividades em várias linguagens e 80% são gratuitas. E repetiremos essa maratona no ano que vem, durante as Olimpíadas e Paralimpíadas, com duração de 15 dias cada uma delas e novamente com oferta grande de iniciativas culturais espalhadas por toda a cidade”, comentou Calero. “É uma conjunção de esforços do governo federal, estadual, comitê Rio 2016, para que todos os cariocas já estivessem nesse espírito, com mais ofertas de eventos e iniciativas culturais”.

Mais de 30 atividades são promovidas pelo Ministério da Cultura, que incluem debates, palestras, exposições, espetáculos teatrais, circenses, entre outras. Para o ministro Juca Ferreira, a maratona aquece o setor da economia mais relevante para o Rio, que é a da cultura. “Essa cidade tem na cultura uma de suas expressões mais centrais e, a cada dia que passa, a economia cultural vem se tornando e será a mais importante do Rio”, declarou.

Na Biblioteca Nacional, a programação é extensa neste sábado. Uma das atrações é a campanha “Um livro por uma ideia”. Serão distribuídos 400 livros em troca de texto, frase ou desenho em painel que será instalado na entrada da biblioteca. “Além disso, teremos uma apresentação teatral e as exposições ficarão abertas em horário estendido”, explicou a chefe de gabinete da biblioteca, Ângela Fatorelli, ao destacar que a encenação do espetáculo "Não me toque, estou cheia de lágrimas – Sensações", de Clarice Lispector, será no foyer e nas escadarias do espaço agora á tarde.

Para quem curte música, haverá pocket show de graça, do guitarrista Pedro Sá e do cantor Moreno Veloso, às 16h, no Paço Imperial, no centro, hoje e amanhã. Será gratuito também o show com a cantora pernambucana Karina Buhr, neste sábado, às 17h30, na Praça da Cinelândia, no centro.

A Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, na zona sul, promove a Olimpíada Informal, em parceria com a prefeitura, para estimular a prática esportiva, entendida como elemento cultural. Haverá exercícios de psicomotricidade para crianças de seis meses a três anos de idade, Aulão de Alongamento Para a Terceira Idade, sessão de visita mediada ao museu e apresentação de Muay Thai e capoeira para crianças e adultos, seguida de roda.

A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural monta, na Praça da Cinelândia, o Território Cultura Viva com tenda para a realização de debates sobre cultura e cidade, apresentações artísticas de coletivos culturais e Pontos de Cultura, oficina e plantão para tirar dúvidas sobre editais Pontos de Mídia Livre, Pontos de Cultura Indígena e Cultura de Redes.

Todos os museus vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e os que aderiram à campanha Passaporte dos Museus Cariocas estarão com as portas abertas com exposições no fim de semana com entrada franca.

Mais informação sobre os eventos podem ser encontradas nos sites da secretaria de cultura e do Ministério da Cultura.