SP recebe festival cultural contra a redução da maioridade penal 

O Capão Redondo, região emblemática da cidade de São Paulo, cantada pelas letras do Rap, narrada pela literatura, estigmatizada pela violência e ao mesmo tempo pólo criativo de diversos artistas receberá, no próximo dia 15 de agosto (sábado), a partir do meio dia, o “Festival Amanhecer Contra a Redução”.

Redução é roubada - UNE

O evento é fruto de uma grande mobilização de coletivos culturais, entidades e organizações da juventude contrários à proposta de redução da maioridade. Os objetivos do festival são a defesa de mais educação, mais cultura, mais políticas públicas para a juventude, mais locais públicos de lazer e mais diálogo com a população sobre o tema.

Após reunir 20 mil pessoas no centro do Rio de Janeiro em junho, o festival chega a São Paulo por meio da parceria com duas iniciativas importantes do Capão Redondo: o Banco União Sampaio e a Associação Capão Cidadão, organizações responsáveis por fomentar a economia solidária e atividades para as crianças da região. Participam da organização do Festival outras dezenas de organizações sociais, estudantis, sindicais e partidárias.

Para a coordenadora do Circuito Universitário de Cultura e Arte (Cuca da Une), Patrícia de Matos, a realização do festival num local que abriga a efervescência cultural da periferia dialoga com o objetivo do evento. ‘’ São territórios como esse em que está inserida a parcela da juventude que mais sofre com a criminalização e com a ausência do Estado no que se refere a garantia de direitos. Vamos dialogar com esses jovens e juntos dizer não à redução’’, falou.

Financiamento coletivo

Toda a organização do evento é independente, sem patrocínios. O valor total da festa é de R$ 10 mil, que estão sendo arrecadados por um financiamento coletivo por meio do site: https://beta.benfeitoria.com/amanhecerSP. O dinheiro servirá para viabilizar a montagem da estrutura de som e palco, comprar de equipamentos para as oficinas, confeccionar materiais de divulgação e produzir a decoração da festa.

O Festival começará ao meio dia do sábado (15) com ações de cidadania como corte de cabelo, manicure e exame oftalmológico. Haverá ainda uma aula pública sobre o tema da redução da maioridade penal organizado por estudantes da região com presença de lideranças locais e personalidades. Depois, artistas de diferentes áreas farão apresentações musicais, teatrais e circenses, intervenções ambientais e oficinas.

Uruguai inspirou movimento 

O movimento “Amanhecer contra a redução” é inspirado na campanha “No a La Baja” (“Não à redução”), que conseguiu diminuir de 70% para menos de 50% o percentual de uruguaios favoráveis à redução da maioridade. Com práticas de ações diretas e coletivas, o Amanhecer se utiliza também de simbolismos lúdicos como a figura da pipa para levar à população informações contrárias sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171, que muda a constituição brasileira e reduz a idade penal para 16 anos. Já foram realizadas intervenções como “pipaços” simultâneos em diversas cidades e Florianópolis também pretende organizar em setembro o seu festival.

Sobre o Capão 

Com mais de 250 mil habitantes, o Capão Redondo é uma das principais referências da periferia de São Paulo. O bairro já foi constantemente citado na letra de artistas como os Racionais MCs e ilustra a narrativa da obra de escritores como Ferréz em seu “Capão Pecado”. O Capão apresenta altos índices de violência e é uma das regiões de São Paulo com maior índice de morte de jovens vítimas de homicídios.

A região apresenta diversos projetos e iniciativas de promoção da cidadania. O Banco União Sampaio oferece serviços financeiros e bancários gerenciados pela comunidade, fazendo com que sejam acessíveis e estimulantes ao desenvolvimento local. Já a Associação Capão Cidadão tem como objetivo combater a violência com atividades culturais e educativas, envolvendo a juventude e a comunidade de forma geral.

Como chegar 

O “Festival Amanhecer contra a redução SP” será realizado no campo de futebol da Associação Capão Cidadão, que fica no endereço rua José Messias, 1.000, Campo do Pantanal.

De metrô, vá até o terminal Campo Limpo e depois pegue o ônibus Jardim Rosana. O ponto para desembarcar é no Engenho, Valo Velho, na Av. Carlos Lacerda nº 2876.

No sábado, dia 15, ônibus gratuitos sairão do metrô Capão Redondo (Linha 5 Lilás) até o evento. Mais informações sobre os transportes livres serão divulgadas em breve.