UBM comemora 27 anos de lutas e vitórias pela emancipação feminina

Nesta quinta-feira (6) a União Brasileira de Mulheres comemora 27 anos de lutas e muitas vitórias em defesa da emancipação feminina e pelo fim da violência contra a mulher. É uma data a ser comemorada, mas também um momento de reafirmar os princípios da entidade.

lucia rincon liege rocha dilma radio - Reprodução

Ao longo destes 27 a UBM conquistou, ao lado de outras entidades de mulheres, uma série de direitos, garantias e políticas que contribuíram para a emancipação feminina. A Rádio Vermelho conversou com a presidenta da entidade, Lúcia Rincon, e com a secretária nacional de Mulheres do PCdoB, Liège Rocha.

As dirigentes destacaram a luta da entidade e falaram sobre o protagonismo da mulher em diversos períodos da história recente do país, entre eles, a resistência à ditadura, a defesa da anistia e a redemocratização. Agora, mais uma vez as mulheres são convocadas à ocupar as ruas e defender a democracia. No próximo dia 20 de agosto, movimentos sociais e centrais sindicais se mobilizam em todos os estados para defender a constitucionalidade do mandato da presidenta Dilma, a democracia e o desenvolvimento nacional. Como não poderia deixar de ser, as mulheres também vão engrossar a linha de frente desta luta.

Leia na íntegra a nota de comemoração dos 27 anos da UBM:

No dia 6 de agosto de 1988, em pleno processo de retomada retomada democrática em nosso país, centenas de mulheres representando entidades feministas emancipacionistas de todo o Brasil reuniram-se na cidade de Salvador e fundaram a União Brasileira de Mulheres. São 27 anos de lutas sempre em defesa de mais direitos para as mulheres, da soberania nacional, do progresso social e da democracia.

Junto aos setores avançados da sociedade brasileira conquistamos a igualdade legal entre homens e mulheres no termos da Constituição, resistimos à avalanche neoliberal dos governos tucanos na década de 1990, ocupamos as ruas de todo o Brasil para eleger e dar sustentação aos governos democráticos e populares de Lula e Dilma Rousseff.

Muitos avanços foram conquistados. Ao longo desses últimos 12 anos, com o impulso do movimento feminista organizado, conquistamos a Secretaria de Políticas para as Mulheres, as Conferências de Políticas Públicas para as Mulheres, a promulgação da Lei Maria da Penha, dentre tantas outras conquistas históricas para a vida das mulheres. Há ainda muito o que fazer. Contudo, os avanços sociais do último período estão na mira da direita reacionária e golpista que não admite a quarta derrota consecutiva para o campo democrático popular nas eleições de 2014 e não suportam ceder seus históricos privilégios de classe. Intentam, a todo o custo, apear as forças progressistas do governo.

Não admitiremos o golpe!

Por isso, ao comemorar 27 anos de lutas, com este mesmo espírito combativo, a União Brasileira de Mulheres novamente se levanta em defesa do Brasil, da democracia e de mais direitos para o povo e as mulheres brasileiros. Conclamamos todas e todos a ocupar as ruas no dia 20 de agosto e resistir!
Machistas, fascistas, não passarão!

Viva a luta emancipacionista por um mundo de igualdade, contra toda opressão!

Ouça as entrevistas com Lúcia Rincon e Liège Rocha na Rádio Vermelho: