Vanessa Grazziotin defende rejeição do projeto de terceirização

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a terceirização é uma das propostas mais danosas para os trabalhadores que tramitam no Senado e advertiu que o brasileiro precisa saber o quão prejudicial seria sua aprovação para as relações de trabalho.

Vanessa Grazziotin destaca importância da criação do Banco do Brics - Agência Senado

A senadora salientou que os trabalhadores terceirizados são as maiores vítimas dos acidentes de trabalho e que, segundo estudos, eles trabalham três horas em média a mais que os demais trabalhadores e ganham 25% menos para realizar a mesma atividade.

Vanessa lembrou que o Brasil tem hoje 12 milhões de trabalhadores terceirizados e esse número poderá subir para 40 milhões se o Senado mantiver a proposta como ela foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

"Uma empresa de aviação poderia, se quisesse, caso aprovado o projeto, contratar um piloto terceirizado, porque o projeto permite a terceirização da atividade principal de qualquer seguimento, de qualquer empresa. Então, não podemos nos calar. E tenho certeza de que são esses debates, são essas mobilizações que vão impedir mais um retrocesso nas relações de trabalho em nosso país", afirmou a senadora.

Ela destacou ainda que, na semana passada, foi realizado um debate sobre o projeto de terceirização no Amazonas e lá foi aprovada a Carta de Manaus, com posição contrária à terceirização.