Foro de SP divulga nota em solidariedade a Lula

O Foro de São Paulo divulgou, nesta sábado (1º) nota de apoio e de solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O prédio do instituto que leva o nome do ex-presidente foi alvo de um artefato explosivo na noite de quinta-feira (30).

Lula no Dia do Trabalhador - Ricardo Stuckert | Instituto Lula

"Lula está no coração do povo. Com Lula, milhões de brasileiros e brasileiras superaram a miséria e a exclusão. No seu governo, se tornou mais justo e democrático, os povos da África encontraram um forte aliado e o mundo conheceu um grande líder dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Sua política externa contribuiu para o avanço da unidade latino-americana", salientou a nota.

E completa: "Essa bomba atinge a todos lutadores e lutadoras pela democracia e pela justiça no Brasil, na América Latina e no mundo”, diz o texto.

Leia a nota, na íntegra:

“Nota de apoio e solidariedade a Lula

A bomba covardemente lançada no dia 30 de julho na sede do Instituto Lula em São Paulo tem como alvo direto o ex-Presidente Lula, o PT e a esquerda e a democracia brasileiras. Luiz Inácio Lula da Silva, duas vezes presidente do Brasil, é um grande incentivador da unidade dos povos e fundador do Foro de São Paulo, essa bomba atinge a todos lutadores e lutadoras pela democracia e pela justiça no Brasil, na América Latina e no mundo.

Lula está no coração do povo. Com LULA, milhões de brasileiros e brasileiras superaram a miséria e exclusão. Em seu governo, o Brasil se tornou mais justo e democrático, os povos da África encontraram um forte aliado e o mundo conheceu o grande líder dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. Sua política externa contribuiu para o avanço da unidade latinoamericana.

No Brasil e em diversos países do subcontinente sucederam-se atos de violência contra as conquistas populares e as lideranças e partidos que exercem um papel destacado nessas conquistas. Em uma clara demonstração de que preferem destruir a democracia a defender democráticamente seus pontos de vista minoritários, buscam retroceder na História.

Não passarão!

O Foro de São Paulo exorta as autoridades brasileiras uma rápida apuração e punição dos culpados pelo atentado ao Instituto Lula. Conclama a todos os lutadores e lutadoras da América Latina e mundo a uma jornada em defesa da democracia e das conquistas dos nossos povos.

Que em cada país, em cada movimento, em cada partido, em cada canto de nossa América construamos uma trincheira de luta pela democracia.

Que ninguém se cale!

Levantemo-nos juntos!”