TCU: Nardes, em 2008, não reprovou contas por atraso em repasses

O mesmo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que já adiantou que vai reprovar as contas da presidenta Dilma Rousseff por causa de atrasos nos repasses de programas sociais aos bancos públicos, aprovou prática semelhante em 2008, durante governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes

O mesmo juiz foi relator das contas federais de 2008 e não viu irregularidades nas medidas do governo. Segundo matéria publicada pelo Estadão, na época o saldo de atraso era de R$ 506 milhões no Fundo Nacional de Assistência Social, responsável pelo benefício de Prestação Continuada, e de R$ 627 milhões no Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, administrado pela Caixa e precursor do programa Minha Casa Minha Vida.

Agora, novamente relator das contas, Nardes defende a reprovação das contas do governo. Essa contradição foi apontada na defesa apresentada pela Advocacia-Geral da União. No relatório de Nardes foram indicadas 13 supostas “distorções” nas contas de 2014, entre os quais o atraso nos repasses.

Para justificar tal contradição, Augusto Nardes tem dito a técnicos do TCU que o tribunal "evoluiu" nos últimos anos e que os auditores, hoje, têm mais instrumentos e "know-how" para levantar práticas e operações complexas do governo que antes não eram captadas.

Entretanto, o ex-ministro da Economia Antônio Delfim Netto argumentou neste domingo a prática das chamadas pedaladas fiscais é recorrente há muitos anos pelo governo federal. "Que fique claro: houve pedalada, isso é indiscutível. Mas usar as pedaladas para fazer impeachment é golpe. Governo patinar por três anos é melhor do que isso", afirmou Delfim. "As pedaladas vêm desde antes do Fernando (FHC). Todas as contas federais contam com práticas assim", completou.