Presidenta Dilma condena ataque ao Instituto Lula

Nas redes sociais, a presidenta Dilma Rousseff manifestou sua condenação ao ataque de um artefato explosivo realizado contra o Instituto Lula na noite da última quinta-feira (30), no Ipiranga, zona sul de São Paulo. Para Dilma, o ataque é inaceitável.

Lula e Dilma - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

"A intolerância é o caminho mais curto para destruir a democracia", disse a presidente em suas contas no Facebook e no Twitter. "Jogar uma bomba caseira na sede do Instituto Lula é uma atitude que não condiz com a cultura de tolerância e de respeito à diversidade do povo brasileiro", acrescentou.

Câmeras de segurança flagraram o momento em que uma bomba foi jogada contra o instituto do ex-presidente Lula (Hiperlink da matéria do Vermelho sobre o fato).

O Instituto afirmou, em nota, ter sido alvo de um "ataque político".

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que determinou à Polícia Federal que investigue os autores do ataque.

O PT também reagiu ao ataque à sede do Instituto Lula. O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, repudiou, em publicação no Twitter, o atentado. "Inaceitável essa escalada de ódio contra o PT. Consequência da criminalização proporcionada por alguns setores da sociedade", afirmou. Para o dirigente, o ataque é fruto de setores que insistem em propagar o golpismo, o ódio e ideias conservadoras. Além disso, ele relembrou que, somente neste ano, dois diretórios regionais da legenda foram alvo de violência em São Paulo.

Em nota, o diretório estadual do PT, presidido por Emidio de Souza, afirmou que esse ato e outros que ocorreram em São Paulo (ataques contra os diretórios do partido em Jundiaí e na capital paulista) "refletem a escalada da intolerância e do ódio que alguns setores da sociedade e da mídia têm amplificado nos últimos meses". "O ataque é uma agressão à nossa democracia", completou.