SBPC e Academia de Ciências enviam carta de apoio ao esforço do MCTI

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgaram carta aberta enviada ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, manifestando apoio às iniciativas de buscar recursos para manter os programas da área. O documento foi assinado pelos presidentes da SBPC, Helena Nader, e da ABC, Jacob Palis.

Ministro Aldo Rebelo na ocasião da 67ª Reunião da SBPC 2015.

Em carta ao ministro Aldo Rebelo, entidades dizem que iniciativa demonstra “visão de política de Estado”

“Temos consciência do momento difícil que afeta a situação econômica do País. No entanto, sua atuação tem demonstrado que o Governo Federal está consciente de que, mesmo em situações de crise, é necessário continuar investindo em áreas que são estruturantes para o desenvolvimento e o futuro da sociedade, como é o caso dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) e outros grandes programas estratégicos de CT&I”, afirmam as entidades na carta.

No documento, a SBPC e a ABC sustentam que a preservação dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação demonstra uma visão de política de Estado do MCTI.

“Ao buscar financiamento para a preservação dos investimentos necessários às atividades em curso nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, que são de longo prazo e precisam de um fluxo contínuo de recursos, o MCTI demonstra uma visão de política de Estado para área. E para tanto pode contar com o nosso apoio inconteste.”

Leia aqui a íntegra da carta aberta enviada ao ministro Aldo Rebelo.