Não há hipótese do Minha Casa Minha Vida não continuar, afirma Dilma

A presidenta Dilma Rousseff fez a entrega de 2.932 casas do programa Minha Casa, Minha Vida, na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. Os dois condomínios residenciais ganharam nomes de heróis da luta contra a ditadura militar: Carlos Marighella, qualificado pela presidenta como um “grande lutador”, e Carlos Alberto Soares de Freitas, "um amigo" e "um irmão".

Dilma entrega casas do Minha Casa, Minha Vida em Maricá, Rio de Janeiro - Agência Brasil

“Eu me sinto mais do que honrada, eu me sinto emocionada. Estar aqui toca lá no fundo do meu coração, porque me faz lembrar. A memória traz para mim a lembrança de toda a minha juventude e também das lutas democráticas e de resistência do nosso país", salientou Dilma. Ela reafirmou que o programa habitacional é prioridade do seu governo, porque além de proporcionar moradia própria para a população, também "gira a roda da economia".

"Ficam dizendo que estamos passando por dificuldades econômicas e dizendo que o programa vai acabar. Não vai não. Primeiro, porque é importante para povo brasileiro, para quem não tinha oportunidade. Não vai acabar também por outro motivo. Porque quando você vai fazer uma casa, um residencial, você precisa de tijolo, areia. Você precisa de cimento, você precisa de alumínio. Cada uma dessas partes também contrataram pessoas, criaram empregos, geraram salários e fizeram a roda girar, a roda da economia", destacou. “Não há hipótese do Minha Casa Minha Vida não continuar. Nós iremos fazer sim, o Minha Casa Minha Vida 3″, enfatizou.

Dilma afirmou que o governo está empenhado para controlar a inflação e para que o país volte a crescer. "Quero dizer que estamos hoje, no Brasil, fazendo um grande esforço para o país voltar a crescer, para a gente controlar a inflação. Estamos numa travessia, daí a importância do Minha Casa, Minha Vida", disse a presidente.

11 mil pessoas beneficiadas

No total, 11 mil pessoas foram beneficiadas com a entrega das 2.932 unidades habitacionais dos residenciais Carlos Alberto Soares de Freitas (1.460 unidades) e Carlos Marighella (1.472 unidades). Os empreendimentos, somados, receberam investimento de R$ 195 milhões.

A coordenadora do Minha Casa, Minha Vida da prefeitura de Maricá, Lene de Oliveira, afirmou que a construção dos dois empreendimentos são um marco na política de habitação do município. “Representa para Maricá uma questão histórica. Porque antes da contratação pelo Programa Minha Casa Minha Vida, a gente não tinha uma política de habitação de interesse social no município, ou tinha uma política que era aquém do necessário”, disse. Lene também ressaltou que se trata de uma conquista muito grande para as famílias beneficiadas.

Os terrenos em que foram construídos os residenciais foram escolhidos em áreas de maior densidade habitacional no município e com facilidade de acesso por transporte urbano. Além disso, de acordo com a coordenadora, os moradores terão infraestrutura de serviços e comércio próximo das novas moradias.

No Brasil, o programa Minha Cada], Minha Vida já beneficiou mais de 9,2 milhões de pessoas, com a entrega de 2,3 milhões de moradias em todo o país. Já no estado do Rio de Janeiro, foram entregues 91.861 unidades, beneficiando 367 mil pessoas.