Brasil colhe frutos no esporte e mídia tenta omitir

Que a boa parte da grande mídia nacional age contra os interesses do nosso país, já sabemos. As campanhas diárias de ataque à soberania do Brasil em diversos setores está escancarada em capas e mais capas, editoriais atrás de editoriais.

Por Thiago Cassis, no portal da UJS

Valéria Kumizake, karatê Brasil - Ministério do Esporte

A prática recentemente atingiu o esporte, e não só a organização de grandes eventos, como a Copa e as Olimpíadas, não só as derrotas, como no caso da seleção brasileira no Mundial de 2014. A mídia, e dessa vez citaremos a Folha de S.Paulo como exemplo, se esforça para distorcer e desvalorizar mesmo as nossas conquistas.

No dia 23 de julho o jornal paulistano (famoso por apoiar a ditadura, sempre bom lembrar) estampou em uma de suas manchetes: “Três quartos dos ouros do Brasil no Pan, não tem nível de pódio olímpico”. A manchete é uma clara tentativa de ocultar conquistas importantes dos atletas brasileiros e por quê?

Parte da explicação da ação nociva da mídia está na própria cruzada diária contra os interesses nacionais. O sucesso dos brasileiros no Pan está relacionado aos investimentos governamentais nos últimos anos, ou seja, dentro da ótica rasa dos jornais e revistas hegemônicos, tecer elogios às conquistas no esporte seria dar força ao atual projeto em curso. E isso vai contra o manual de redação desses veículos. (Vale lembrar que muitos desses veículos só existem, ainda, por conta de publicidade de estatais. Será que eles queriam até o dinheiro dos atletas para eles?)

E quais são esses investimentos? Além do Bolsa Pódio, da Rede Nacional de Treinamento e da Lei Agnelo/Piva que destina recursos da loteria para o Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de Clubes existem ainda os patrocínios de estatais, a Lei de Incentivo ao Esporte e o, criado em 2012, Plano Brasil Medalhas 2016, que tem como objetivo colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Esse último programa do governo se destina também a formar novas gerações de atletas e estruturar centros de treinamentos para que possam atender desde as equipes principais até as categorias de base.

E os resultados no Pan de 2015? Nos jogos Pan-Americanos, realizados esse ano em Toronto, o Brasil manteve o 3° lugar no quadro geral de medalhas, repetindo a performance das últimas duas edições da competição. Foram 141 medalhas no total, sendo 41 de ouro, 40 de prata e 60 de bronze. As mulheres brasileiras se destacaram na competição, das 141 medalhas conquistadas pelo Brasil, 63 vieram com as mulheres, com direito a pódios inéditos na natação, na luta olímpica e na canoagem slalom.

O Brasil segue firme na preparação para fazer bonito nas Olimpíadas do Rio em 2016. Com os investimentos do governo e com o esforço de nossos atletas a busca é pelo melhor resultado do país em jogos olímpicos. Mas de uma coisa podemos ter certeza, seja qual for o resultado, a mídia vai dizer que não foi bom. Acho que seria bom o governo investir mais no esporte e menos nesses grupos hegemônicos da mídia, ou seja, apoiar quem apoia o Brasil.