Para Aldo Rebelo, governo Dilma supera crise e retomará crescimento  

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo (PCdoB) avaliou com naturalidade a atual conjuntura política do país que enfrenta uma forte disputa política e repercussão da crise econômica mundial. Ele falou sobre a conjuntura política-econômica do país na visita que fez a Campo Grande, nesta quinta-feira (30) para participar da primeira reunião de criação do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul. 

Para Aldo Rebelo, governo Dilma supera crise e retomará crescimento - MS Notícias

“A nossa expectativa é que esse ano de ajuste seja sucedido pela retomada do crescimento da economia no próximo ano. Essa é a expectativa do governo. É a expectativa dos agentes econômicos”, disse.

Quanto à crise política, o ministro ressaltou que “a questão política no Brasil é sempre assim, quem examinar desde o Império, desde a Independência vai perceber que nós vivemos de conflitos. Hoje temos regras claras, os governos são eleitos, têm mandato. Então trata-se de respeitar esses mandatos e as regras, que é o que o país precisa ”, afirmou.

O ministro foi líder de governo na Câmara dos Deputados no primeiro mandato do ex-presidente Lula (PT) e à época, segundo ele, o país também passou por problemas que fizeram oscilar as finanças do Brasil.  “O Brasil viveu um ajuste importante em 2003, no primeiro mandato do governo Lula. A taxa de juros passou de 20%, houve um mês em que a taxa de juros sofreu um ajuste de dois pontos percentuais, nós passamos aquele ano de aperto e depois em 2004 a economia retomou o crescimento”, lembra.

Mesmo com um cenário de insatisfação em muitos setores, Aldo Rebelo acredita que o Brasil irá superar a má fase e estará “preparado para conviver com uma economia forte”. De acordo com o ministro, o Brasil está ganhando cada vez mais espaço na área de pesquisa e inovação.

“Multiplicamos o número de pesquisadores, mestres e doutores, basta olhar para Mato Grosso do Sul. Isso demonstra que o Brasil vai agregar à sua agropecuária e à sua indústria esses pesquisadores”, disse.