Evento lembrará uso de hospital para tortura durante a ditadura 

A Comissão da Verdade e o Projeto Clínicas do Testemunho do Rio de Janeiro, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (MJ), realizam nesta quinta-feira (30), uma sessão de testemunho da verdade sobre o Hospital Central do Exército, com depoimentos de presos políticos que estiveram internados e sofreram torturas no hospital e hoje são atendidos pelo Projeto Clínicas do Testemunho. 

Evento lembrará uso de hospital para tortura durante a ditadura

Na ocasião, representantes do Grupo de Trabalho "Justiça de Transição" da Procuradoria Geral da República (PGR) também apresentarão suas investigações quanto ao caso Raul Amaro, torturado e morto no Hospital Central do Exército.

Haverá ainda uma homenagem póstuma a Estrella D´Alva Bohadana, militante política falecida em maio. Presa em 1970, aos 19 anos, Estrella passou pelo Batalhão de Infantaria de Barra Mansa e pelo DOI/Codi, onde foi torturada e depois encaminhada ao HCE.

Clínicas do Testemunho

Lançado em 2012, o projeto Clínicas do Testemunho é executado em parceria com a sociedade civil e tem o objetivo de implantar núcleos de apoio e atenção psicológica aos afetados pela violência de Estado entre 1946 e 1988.

“O projeto surge da constatação de que os reflexos dessa violência se perpetuam no psíquico das vítimas, o que torna necessário um atendimento clínico que promova a reparação plena”, explica o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

No último dia 25 de junho, foi publicada a 2ª Chamada Pública das Clínicas do Testemunho. Com previsão de aceitar propostas até o dia 10 de agosto desse ano, a chamada pode ser conferida no link ou pelo e-mail [email protected].

Com esta segunda chamada pública, pretende-se aprofundar o trabalho realizado a partir do projeto piloto. “A primeira fase do projeto levou ao desenvolvimento de metodologias inovadoras e à sensibilização da sociedade para o tema da reparação psíquica”, explicou o Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

“Agora, o desafio é expandir o alcance territorial do projeto e diversificar os públicos atingidos, aprofundando a reparação integral às vítimas da violência ditatorial. É necessário enfrentar os legados autoritários para o aprofundamento do processo democrático”, explicou.

Segundo a Diretora da Comissão de Anistia, Amarílis Tavares, desde o início das atividades, as cinco instituições que compõem atualmente a Rede Nacional Clínicas do Testemunho já realizaram mais de quatro mil atendimentos a afetados pela violência de Estado, capacitaram mais de 600 profissionais na temática da reparação psíquica e atingiram duas mil pessoas em eventos e debates públicos.

Serviço:
Sessão de Testemunho da Verdade sobre o HCE
Quando: Quinta-feira (30), às 10 horas
Onde: Auditório da Secional do Rio de Janeiro da OAB
Endereço: Avenida Marechal Câmara, 210, Castelo, Rio de Janeiro