RJ: Aeroporto recebe ação de conscientização sobre tráfico de pessoas

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, um dos mais importantes terminais do Brasil, iniciou nesta terça-feira (28) uma ação de conscientização sobre o tráfico de pessoas. Os visitantes podem conhecer histórias reais de vítimas na mostra que faz parte da programação da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.

Aeroporto

Uma caixa gigante com textos e imagens ficará aberta para visitação no saguão de embarque do Terminal 2 até as 18 horas de sexta-feira (31).

Por fora, a caixa chama a atenção de quem passa pelo local. Dentro dela, as pessoas conhecem histórias reais de vítimas do tráfico de pessoas, com textos e imagens expostos. “A primeira impressão é de uma experiência bonita, com uma incrível oferta de vida nova, mas a realidade se revela sombria e cruel”, disse a gerente de Sustentabilidade da Concessionária RIOgaleão, responsável pela administração e operação do aeroporto, Milena Martorelli.

De acordo com ela, três voluntários abordam os passageiros e os e convidam a conhecer a caixa. “Já percebemos uma boa receptividade do público que, muitas vezes, sai dessa experiência abalado e emocionado. Precisamos conscientizar todas as pessoas que passam por aqui sobre um problema real de todo o mundo.”

O conceito da ação faz parte do Movimento Gift Box, criado no Reino Unido pela organização não governamental (ONG) Stop The Traffik. A campanha global tem o objetivo de informar e sensibilizar as pessoas sobre o tráfico humano, incentivando ações de combate à prática. “Acreditamos que, dando visibilidade ao problema, poderemos disseminar uma informação importante para que mais pessoas não se tornem vítimas desse crime”, acrescentou Milena.

A ação integra a programação da Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, coordenada no Brasil pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes e pela Secretaria Nacional de Justiça.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas, o tráfico de pessoas é caracterizado pelo recrutamento, transporte, transferência, abrigo ou recebimento de pessoas, por meio de ameaça, uso da força ou outras formas de coerção, de rapto, de fraude, de engano, abuso de poder, posição de vulnerabilidade, de dar ou receber pagamentos ou benefícios para obter o consentimento para uma pessoa ter controle sobre outra pessoa, para o propósito.

Para denunciar casos de tráfico de pessoas, contrabando de migrantes, tráfico de mulheres e outros crimes semelhantes às autoridades brasileiras, Disque 100 ou 180.