Governadores tucanos contrariam Aécio e vão ao encontro com Dilma

Parece que a divergência continua a reinar no ninho tucano. Enquanto o presidente do PSDB e candidato derrotado nas urnas, Aécio Neves (PSDB-MG), diz que a participação dos governadores tucanos no encontro com a presidenta Dilma Rousseff é “desnecessária”, os governadores confirmam a participação na reunião.

Com a vitória, Perillo comandará o Estado pela quarta vez. Ele não ocupou o cargo entre 2006 e 2010, período em que seu então apadrinhado Alcides Rodrigues foi o governador. Enquanto esteve fora do Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, Perillo foi senador por seu Estado, eleito com quase 80% dos votos válidos.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), em evento em São Paaulo nesta terça-feira (28), afirmou que seria "extremamente indelicado" recusar um convite da presidenta. Ele disse também que não vê “nada de mais" em governadores da oposição participarem do encontro. “É preciso conversar muito, todos nós, sobre o que está acontecendo hoje na economia, na política, as dificuldades que os governos enfrentam por causa da recessão”, afirmou Perillo. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também já deu opinião favorável ao diálogo com o governo federal.

Perillo disse ainda que os governadores "têm responsabilidade de gestão" e que os Estados passam por problemas de caixa devido à crise econômica. "Não interessa a nenhum de nós o prolongamento da crise econômica", comentou.

A reunião foi por iniciativa dos governadores do Nordeste e deve acontecer ainda esta semana. Na pauta do encontro está um pacto pela governabilidade, o ajuste das contas públicas diante das perdas de arrecadação, além da própria reforma do ICMS.

Outro a demonstrar divergências foi Beto Richa. No comando de uma gestão atolada em denúncias e alvo de várias manifestações populares, como a greve dos professores, o governador do Paraná, Beto Richa classificou como "desnecessária" a decisão do PSDB, de usar inserções na TV para patrocinar apoio aos protestos que pedem o impeachment de Dilma.