Vamos dar trabalho em vez de maioridade penal, diz empresário 

O Pronatec Aprendiz na Micro e Pequena Empresa, lançado nesta terça-feira (28) pelo governo, é uma resposta aos desafios que hoje se apresentam aos jovens. Principalmente aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, situação para a qual muitos propõem a redução da maioridade penal, afirma Francisco Freitas Cordeiro, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas (CDLs) do estado do Ceará. 

Vamos dar trabalho ao jovem em vez de maioridade penal, diz empresário - Pronatec Ouro Preto

Em entrevista ao Blog do Planalto, Cordeiro elogiou a iniciativa, que oferece oportunidade de iniciação no mercado de trabalho e acesso à qualificação profissional nas melhores escolas técnicas do País. Ele destacou que é uma alternativa importante que se abre aos adolescentes que têm de 14 a 18 anos.

“Nesse momento em que se questionou tanto a baixa da (maioridade) penal, vamos baixar a (maioridade) trabalhista. Vamos dar ao jovem essa oportunidade. Isso é importantíssimo para nossas empresas, importante para os jovens, é uma alternativa que se abre para eles”, afirmou Cordeiro.

O empresário frisou também que o programa é importante para as micro e pequenas empresas, que empregam 97% da força de trabalho do Brasil.

“Havia uma trava na absorção desses jovens, porque só podiam ser (contratados por) empresas com o mínimo de sete empregados. Indo agora para a micro, qualquer empresa a partir de um empregado vai poder entrar no programa. O comércio abraça essa proposta. Abraça porque vê uma possibilidade muito grande de ela se consolidar.”

Avanços do Pronatec

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, avalia que o programa será fundamental para inserir o jovem no mercado de trabalho. De acordo com ele, 88% dos aprendizes que entram no mercado permanecem empregados ao final da experiência.

“Nós vamos preparar a mão de obra”, disse ele. “O empregador quando contrata o primeiro emprego, ele se informa sempre da capacidade do trabalhador, da experiência que ele já teve. E, no caso específico, o curso serve como demonstração de que o aprendiz está apto a exercer aquele emprego.”

A abertura de oportunidades para os aprendizes nas micro e pequenas empresas é mais uma etapa no acesso de ampliação do Pronatec, diz o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Machado Feres.

“A gente entende que o Pronatec avança quando amplia oportunidades para a juventude. E o que nós estamos fazendo é, justamente, dar oportunidades a partir do Pronatec Aprendiz”, declarou.