Juventude rural empenhada em combater a fome é destaque na FAO

A participação da juventude na erradicação da fome e desnutrição ganhará destaque na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Por meio de um concurso de vídeo, 10 jovens serão selecionados para apresentar pessoalmente suas iniciativas a um painel de especialistas, durante o primeiro dia da 42ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA), que será realizada de 12 a16 de outubro de 2015, em Roma, na Itália.

jovem agricultor - MDA

Os projetos deverão ser enviados por meio de vídeos de três minutos, postados no Youtube, que ressaltem como a iniciativa poderá promover o combate à fome e a segurança alimentar. Os jovens selecionados receberão aconselhamento para aprimorar e implementar seus trabalhos, além de estabelecerem contatos na área de segurança alimentar e nutricional.

A assessora de Juventude do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Luiza Dulci, lembra que as políticas públicas voltadas para agricultura familiar foram destaques no combate à fome e na superação da extrema pobreza do país e ressalta que a participação da juventude foi importante para esse feito.

“A agricultura familiar é responsável pela maioria da produção de alimentos no Brasil. Sendo assim, é muito importante investirmos em ações e políticas que estimulem o jovem a acreditar nessa atividade e no seu papel para o desenvolvimento rural do Brasil. Assim, fomentamos a sucessão rural, com mais qualidade de vida e renda no campo”, explica.

A 42ª Sessão Plenária terá espaço dedicado ao "Desenvolvimento de conhecimento, habilidades e talentos de jovens para a promoção da segurança alimentar e nutrição". O objetivo da iniciativa é contribuir para a construção de capacidades da nova geração de produtores rurais, identificando formas de engajar e "empoderar" a juventude rural.

Os interessados têm até 31 de julho para participar.