STJ pede esclarecimentos a Moro sobre prisão de executivos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) solicitou que o juiz Sérgio Moro, responsável pelo processo da Operação Lava Jato na Justiça Federal no Paraná, apresente as justificativas para a renovação da prisão preventiva dos executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez.

Sergio Moro

Nesta sexta-feira (24), Moro renovou o decreto de prisão preventiva contra o presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht e de outros três executivos da companhia.

O pedido é porque o tribunal superior analisa os pedidos de habeas corpus. Moro terá cinco dias para explicar a necessidade da continuidade das prisões em nove casos: Marcelo Odebrecht, Alexandrino Alencar, Marcio Farias e Rogério Araújo (Odebrecht), João Antônio Bernardi Filho (ex-Odebrecht), de Otávio de Azevedo e Elton Negrão (Andrade Gutierrez), além do ex-deputado do PT André Vargas e do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

Também foi solicitado parecer do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre o caso. A 5ª Turma do STJ, formada por cinco ministros, deverá decidir sobre os nove casos na volta do recesso, em agosto.