Brasil recebe navio hidroceanográfico para área de pesquisa 

Chegou nesta quinta-feira (23), no Rio de Janeiro, o Navio Hidroceanográfico de Pesquisa Vital de Oliveira (NPqHo), embarcação que vai auxiliar o pleito do Brasil junto a Comissão de Limites da Organização das Nações Unidas (ONU) no sentido de ampliar o limite exterior da área marítima, na qual o Brasil detém os direitos de soberania para a exploração de recursos naturais. 

Brasil recebe navio hidroceanográfico para área de pesquisa - Ministério da Defesa

Os ministros da Defesa, Jaques Wagner, e de Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, acompanhados do comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, participaram da cerimônia de entrega do Vital de Oliveira, que é resultado da parceria firmada entre os dois, além das empresas Vale e Petrobras.

Durante a cerimônia, Jaques Wagner disse que apostar na tecnologia, pesquisa e inovação oceanográfica aumenta o poder e a soberania do país. "É a aplicação da tecnologia e do conhecimento do mar na defesa nacional", destacou o ministro que reconhece o ganho inestimável para a pasta.

“O navio impulsiona nosso poder de dissuasão porque trabalha com oceanografia física que mede a temperatura da superfície do mar, qualidade e suas propriedades, facilitando, por exemplo, missões com submarinos”, acrescentou Wagner.

Os dois ministros percorreram os cinco laboratórios do navio e conheceram o robô (ROV) que pode descer até quatro mil metros de profundidade.

Uso dual

Recém chegado de Cingapura, o Vital de Oliveira pesa 3,5 mil toneladas e também apresenta habilidade especial para realizar pesquisas de busca de nódulos metálicos no fundo do mar, além da localização de petróleo e gás em superfícies bem inferiores, como é o caso da camada pré-sal e da exploração de recursos minerais em águas profundas como a Zona Econômica Exclusiva (ZEE).

Todas as funções e capacidades do navio têm uso dual, ou seja, tanto servirão para assegurar a proteção das riquezas das jurisdições marítimas pertencentes ao Brasil, como poderão ser utilizadas em diversos setores, como no caso da pesca, meteorologia, exploração de recursos minerais, preservação do meio ambiente, entre outras.