PGR se prepara para denunciar primeira leva de políticos da Lava Jato

Capitaneada por Rodrigo Janot, a Procuradoria Geral da República se prepara para denunciar em agosto a primeira leva de políticos acusados no esquema de corrupção da Petrobras. Segundo informações do Painel (Folha) desta sexta-feira (24), ao menos cinco processos estão praticamente prontos para ser apresentados ao Supremo Tribunal Federal.

PGR vai denunciar Cunha e Collor ao Supremo em agosto

Dois deles dizem respeito ao senador Fernando Collor (PTB) e ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

Tanto Collor quando Cunha foram citados em delações premiadas como destinarários de propinas a partir de negócios feitos entre empresários com ex-dirigentes da Petrobras. No caso do presidente da Câmara, um novo depoimento vazou na imprensa na semana passada, apontando que Cunha cobrou de Julio Camargo – que representava a Samsung em um contrato bilionário com a estatal – cerca de 5 milhões de dólares em propina, em 2011, e disse que usaria o dinheiro em campanha eleitoral.

"Procuradores cuidam de cada detalhe para evitar rejeições por parte do STF. Para eles, um 'não' do Supremo logo na largada enfraqueceria a Lava Jato", escreveu o Painel.

Por outro lado, "quem conversou com integrantes da força-tarefa aposta no pedido de arquivamento do caso que envolve o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG)."

O ex-governador de Minas Gerais, sucessor de Aécio Neves, foi citado no depoimento de Jayme Careca, um dos entregadores de propina em dinheiro vivo a mando do doleiro Alberto Youssef. Careca disse que entregou uma mala com 1 milhão de reais em um endereço em Belo Horizonte, em 2010. Um tempo depois, viu a foto de Anastasia comemorando a vitória na eleição daquele ano e afirmou que o dinheiro tinha o tucano como destino.

Anastasia pediu o arquivamento desse inquérito ainda em março, quando Janot enviou ao Supremo uma lista com cerca de 50 autoridades investigadas na Lava Jato.